Banco Safra reduz a projeção do PIB de 2,7% para 2,3% em 2018

Banco Safra reduz projeção em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (15).

Dessa forma, as novas estimativas do Banco Safra em relação ao PIB ficaram em 2,3% de crescimento. Antes a previsão era de alta de 2,7%.

“Partindo desse impulso mais fraco e observando que, pelo menos por ora, os poucos indicadores disponíveis a respeito da atividade no primeiro trimestre de 2019 não são animadores, reduzimos as projeções para o PIB do ano, de 2,7% para 2,3%”, disse o texto.

De acordo com o relatório divulgado pelo banco, em decorrência da queda na estimativa, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi revisada para 3,8%. A antiga previsão apontava 3,9%.

Em relação a atividade econômica, a expectativa sobre o PIB foi de alta de 0,2% para 0% no quarto trimestre de 2018. Além disso, o banco reduziu a expectativa do PIB de 2018 de 1,3% para 1,2%.

Conforme o relatório, a baixa nas expectativas acontecem por conta do desempenho da atividade econômica. No entanto, banco diz que estão trabalhando com base em uma “retomada mais moderada no primeiro semestre, com a expectativa de aceleração na segunda metade de 2019, condicionada à evolução positiva da agenda de reformas do novo governo”.

Saiba mais: BC: Prévia do PIB de 2018 mostra crescimento de 1,25% na economia

Saiba mais: Boletim Focus reduz expectativa do PIB após Davos

PIB para 2019

De acordo com o banco, o primeiro trimestre deste ano vai registrar um alta de 0,4% do PIB em relação ao quarto trimestre do último ano. Além disso, com o ajuste sazonal, o segundo trimestre apontaria uma alta de 0,5% em relação ao primeiro.

“Já para a segunda metade do ano, mantemos um grau de otimismo condicionado à expectativa de sucesso na aprovação da agenda de reformas, sobretudo da Previdência”, informou o relatório.

Prévia do PIB do Banco Central

A “prévia” do PIB, divulgada pelo Banco Central na última sexta-feira (15), apontou um crescimento para a economia pelo segundo ano consecutivo em 2018. No entanto, a alta seria de 1,15% quando comparado a 2017.

Divulgado pelo Banco Central, o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) considerado pelo mercado como um “prévia” do PIB.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião