Banco Safra reduz previsão de crescimento do PIB para 1,5% em 2019

O Banco Safra reduziu sua previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para 2019 e 2020. Para este ano a previsão é de uma queda de 2%, para 1,5%. Enquanto a projeção para 2020 passou de 3% para 2,5%.

Segundo o Banco Safra, o primeiro trimestre deste ano registrou um aumento do PIB de 0,3% em comparação ao último do ano passado. Essa foi a terceira revisão realizada pelo banco nos últimos dois meses. Em fevereiro a previsão era de uma expansão de 2,7% em 2019.

Saiba mais: Boletim Focus: crescimento do PIB cai para menos de 2% 

“Nas últimas semanas, aumentaram as preocupações relacionadas à aprovação da reforma da Previdência, elevando a percepção de que esse ambiente pode retardar ainda mais a retomada da atividade econômica. Como resultado, houve uma deterioração das condições financeiras e os índices de confiança voltaram a recuar. Somando-se a isso, encontramos evidências de que, atualmente, a política monetária está pouco estimulativa”, informou o Safra em seu relatório.

[optin-monster-shortcode id=”npkxlwaleraa8psvnego”]

No caso do PIB da indústria, por exemplo, o Banco Safra calculou preliminarmente uma contração de 0,4% no primeiro trimestre em comparação com o último trimestre do ano passado. Agora a previsão para 2019 passou de um aumento de 1,6% para uma expansão de 0,5%.

“Além disso, chamamos a atenção para o desempenho ainda muito fraco dos insumos típicos da construção civil, importante indicador coincidente do PIB da construção e dos investimentos”, salientou o banco.

A projeção para o setor dos serviços passou de uma expansão de 1,9% para uma de 1,6%. Por sua vez, os investimentos recuaram de 4% para 3%. No caso do consumo das famílias, a expansão foi revista de 1,9% para 1,8%.

Alta probabilidade de aprovação da reforma da Previdência

Segundo o banco, existe uma probabilidade entre 70% e 80% de aprovação da reforma da Previdência. Segundo o Safra, a mudança nas aposentadorias permitiria uma economia entre R$ 700 bilhões e R$ 800 bilhões em dez anos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/06/Banner-Noticias-1000x325CXSE3.jpg

“No entanto, avaliamos que esse ambiente (político) mais ruidoso no curto  prazo tem um impacto representativo em termos do ritmo de recuperação da atividade econômica ao longo deste ano”, informou o banco.

Saiba mais: PIB: Banco Central reduz previsão de crescimento da economia para 2019 

O Safra também salientou que “o mercado de trabalho não dá sinais de tração” e que “as medidas ampliadas de desemprego encontram-se em suas máximas”.

Inflação em baixa

Além do PIB, o Safra também reviu suas previsões para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2019 e 2020. As previsões passaram respectivamente de 3,7% para 3,6% e de 4% para 3,8%. Segundo o banco, esse cenário “reforça nossa visão de que existe espaço adicional para um afrouxamento monetário ainda em 2019”.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião