Banco Original se prepara para captação internacional visando IPO

O Banco Original autorizou bancos a coordenarem uma captação de recursos no exterior, naquela que é sua primeira incursão internacional e que pode representar uma prévia para testar o apetite de investidores para uma futura listagem em bolsa. A informação foi divulgada pela agência “Reuters”, nesta segunda-feira (28).

Ainda de acordo com a “Reuters”, o Banco Original não detalhou o montante e prazo dos papéis. Contudo, em nota, a agência de classificação de risco Standard & Poor’s atribuiu um rating “B” à operação, para uma emissão de US$ 200 milhões.

De acordo com o diretor de Tecnologia e produtos do Banco Original, Raul Moreira, o banco, que tem R$ 13 bilhões em caixa, não tem necessidade de novos recursos mas enxergou na operação uma maneira de se apresentar a investidores no exterior.

“A gente vem sendo procurado pelo mercado desde o primeiro trimestre e agora vamos ter a oportunidade de falar mais do nosso modelo de negócios para o investidor internacional”, disse Moreira à Reuters.

Entretanto, segundo o diretor, os recursos captados serão utilizados para apoiar uma expansão da carteira de crédito do grupo, pretendendo fechar o ano com acima de 3 milhões de clientes.

Ainda de acordo com Moreira, o banco, que é controlado pela J&F, holding da família de Joesley e Wesley Batista que também controla a JBS (JBSS3), tem contatado bancos de investimento para uma oferta pública de ações (IPO), contudo, um horizonte para essa operação ainda não foi definido.

Novo espaço físico do Banco Original

O Banco Original inaugurou, em setembro, um espaço físico em Campinas, no interior de São Paulo. O local faz parte do plano estratégico de crescimento da instituição financeira.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Até o final de 2019, o Banco Original espera possuir 2,5 milhões de correntistas. No relatório de resultados do primeiro semestre, o banco informou que sua base de clientes saiu de 621 mil, em junho de 2018, para 1,6 milhões em 30 de junho deste ano.

Saiba mais: Banco Original inaugura espaço físico em Campinas

“Nesse ano, nosso foco principal foi ampliar a nossa carteira de clientes, além de levar a nossa experiência de banco 100% digital para todo o Brasil. E o Espaço Original é uma forma da gente se posicionar nas principais praças do país, como Campinas e região, por isso fizemos um local para que eles se sintam em casa”, afirmou Edilson Jardim, diretor da pessoa física do banco.

O local pode ser utilizado também por pessoas que não são clientes do Banco Original.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião