Banco Mundial reduz previsão do PIB global de 2,9% para 2,6%

O Banco Mundial reduziu a previsão de crescimento do PIB global em 2019 para 2,6%. A última expectativa divulgada para o crescimento era de 2,9%. Assim, o dado foi divulgado no relatório “Perspectivas Econômicas Globais” nesta terça-feira (4).

A redução da projeção do PIB global se dá principalmente pela desaceleração do comércio e da economia mundiais. Além disso, a indústria também apresentou resultado aquém do esperado para um bom crescimento.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

De acordo com o Banco Mundial, um dos principais motivos para a redução são os reflexos da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. Isso porque o conflito entre as duas potências e as incertezas políticas já afetam os investimentos em todo o mundo.

Principalmente o comércio bilateral entre países tem sido afetado pelo embate. Isso porque com a alta de tarifas sobre importações, ocorre a alta dos preços, o que atinge a atividade econômica dos países envolvidos. O relatório destaca que as tarifas entre China e EUA terão “efeitos severos”.

Saiba Mais: Com sinalização de corte nos juros, Bolsas dos EUA têm maiores altas desde janeiro

Além disso, a instituição também aponta para a desaceleração de economias avançadas como a da zona do euro, por exemplo. Nesse sentido, outro destaque vai para as baixas taxas de juros, influenciada pelas baixas inflações e pela desaceleração da atividade econômica.

Principais economias desaceleram

Dessa forma, a perspectiva do crescimento dos Estados Unidos está em 2,5% no ano. Em contrapartida, a previsão para os resultados da China é de uma desaceleração de 6,6% em 2019.

Saiba Mais: Produção industrial sobe 0,3% em abril; No ano o recuo é de 2,7%, diz IBGE

Além disso, o Banco Mundial também alterou a expectativa sobre o avanço da economia chinesa em 2020. De acordo com a instituição,  a taxa de crescimento da China foi revisada para 6,1% no próximo ano.

Já na zona do euro, o principal motivo da desaceleração é a queda nas exportações. Em destaque, a queda no crescimento é referente ao setor industrial. Isso porque foram reduzidas as vendas à China e à Ásia.

Por sua vez, os países emergentes devem ter um crescimento de 4% neste ano. Assim, o resultado aponta uma revisão para baixo em 0,3 pontos percentuais em relação à estimativa anterior. O maior problema deste grupo seria a falta de investimento pelos seguintes motivos:

  • aumento das barreiras comerciais;
  • estresse financeiro;
  • desaceleração das economias avançadas.

Saiba Mais: Boletim Focus: previsão de crescimento do PIB é reduzida para 1,13%

Com isso, o Banco Mundial revisou a projeção de crescimento das economias emergentes da seguinte forma:

  • Brasil: de 2,1% para 1,7%;
  • México: 2% para 1,7%;
  • Argentina: retração de 3% para retração de 2,5%;

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Um gradual fortalecimento no Brasil e uma recuperação na Argentina deverão contribuir para uma recuperação do crescimento regional para 2,5% em 2020 e 2,7% em 2021”, diz o relatório.

Beatriz Oliveira

Compartilhe sua opinião