Banco Mundial reduz previsão de crescimento do PIB global para 2020

O Banco Mundial reduziu, nesta quarta-feira (8), a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) mundial para 2020. A queda ocorreu por conta de uma recuperação lenta no comércio e no investimento, além dos impactos das tensões entre Estados Unidos e China.

No relatório “Perspectiva Econômica Global”, o banco estimou que o PIB mundial deverá avançar 2,5% neste ano, após um corte de 0,2 ponto percentual ante a previsão anterior.

“Este modesto aumento no crescimento global marca o fim da desaceleração iniciada em 2018 e que afetou pesadamente a atividade, o comércio e os investimentos globais, especialmente no ano passado”, afirmou Ayhan Kose, uma das responsáveis pelo relatório do Banco Mundial.

Mesmo com a redução da previsão, o banco informou que manteve a expectativa de recuperação moderada. No entanto, a instituição internacional salientou que ainda existem riscos negativos. As tensões comerciais, a desaceleração em economias mais ricas e a turbulência econômica em países emergentes e em desenvolvimento prejudicam a recuperação.

“Os riscos negativos persistem. A recuperação é frágil. A incerteza pesa sobre a confiança, comércio e investimento, que são críticos para o crescimento”, afirmou a vice-presidente do Banco Mundial, Ceyla Pazarbasioglu.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Os economistas do Banco Mundial estimaram ainda que o comércio global deverá avançar 1,9% em 2020 ante 1,4% do ano anterior. A guerra comercial entre EUA e China ainda é um dos fatores que reflete para o baixo crescimento deste setor.

Quanto à previsão do PIB global de 2019, à espera do resultado do quarto trimestre, o banco também reduziu sua expectativa em 0,2 ponto percentual. A projeção de avanço econômico passou de 2,6% para 2,4%.

Previsão de crescimento do PIB brasileiro do Boletim Focus

Nesta semana, os especialistas das 100 principais instituições financeiras do mercado brasileiro, que contribuem com a elaboração do Boletim Focus, mantiveram a previsão do PIB brasileiro para 2020 em 2,30%.

Saiba mais: Primeiro Boletim Focus de 2020 prevê crescimento do PIB em 2,30%

Há quatro semanas, no entanto, as previsões dos profissionais para o crescimento da economia do Brasil deste ano era um pouco menor, de 2,24%.

Quanto à previsão do PIB de 2019, à espera do resultado do quarto trimestre, os especialistas também mantiveram suas expectativas. A alta estimada é de 1,17%, enquanto há quatro semanas a previsão era um pouco menor, de 1,10%.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião