Banco Mundial reduz pela metade a previsão de crescimento do PIB do Brasil

Em relatório divulgado nesta sexta-feira, 5 de outubro, o Banco Mundial cortou pela metade a expectativa de crescimento do PIB do Brasil. A expectativa de crescimento que era de 2,4%, agora prevê a expansão de 1,2%.

Entre as justificativas do Banco Mundial para a que no PIB do Brasil a instituição aponta que a incerteza política é um dos principais motivos.

A análise macroeconômica também apontou uma baixa de 0,3% na expectativa para 2019. Sendo que o número caiu de 2,5% para 2,2%.

O Banco Central já havia reduzido a expectativa do crescimento do PIB para este ano. Sendo que foi 2,6% para 1,6%.

Além da insegurança política, especialistas apontam que outros dois motivos contribuíram para o pessimismo da instituição financeira.

São eles: a dificuldade e demora para achar uma solução para o déficit fiscal e a inexistência de um reforma previdenciária que tenha impacto.

Além disso, a apreensão do mercado internacional teve influencia para este cenário. A instabilidade da Zona do Euro, o aumento de juros dos EUA e o cenário político da Ásia, fazem com que os agentes do mercado tenham receio na hora de investir.

Mesmo apontando um cenário complicado para o PIB do Brasil, o Banco Mundial enxerga a situação do país tupiniquim melhor que a de seus vizinhos do continente. A instituição financeira indicou, por exemplo, que os indicadores da Argentina apontam que o país deve voltar à recessão.

Mateus Vasconcellos

Compartilhe sua opinião