Banco Mundial melhora previsão do PIB brasileiro para queda de 5,4%, ante 8% em 2020

O Banco Mundial divulgou nesta sexta-feira (9) as atualizações de sua projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2020. De acordo com a nova estimativa, a queda deste ano deve ser de 5,4%, ao passo que a previsão anterior era de 8%.

De acordo com o relatório “O Custo de se Manter Saudável” do Banco Mundial, a previsão do PIB para 2021 também sofreu reajustes positivos, passando de uma expectativa de crescimento de 2,2% para 3%. Além disso, a instituição pontuou que para 2022 a alta deve ser de 2,5%.

A expectativa é que o Brasil passe do quarto pior desempenho projetado para o sexto melhor neste ano, em uma amostragem feita com 26 países da América Latina e Caribe. Entretanto, para o próximo ano, apesar da melhora em sua previsão, o País fica com o quarto pior desempenho, revelaram os dados.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Além das estimativas feitas do Brasil, o relatório divulgou que outros países tiveram suas projeções econômicas pioradas, como no caso da Argentina (-12,3%), Chile (-6,3%), Colômbia (-7,2%), Bolívia (-7,3%) e México (-10%).

O cenário geral da região, que tinha uma previsão de queda de 7,2%, agora apresenta uma expectativa de baixa de 7,9% em 2020. Enquanto para o próximo ano, foi de 2,8% para 4% a expansão do PIB. E para 2022, o número apresentado foi de crescimento de 2,8% na média dos 26 países.

Boletim Focus prevê queda de 5,02% do PIB em 2020

Além da previsão feita pelo Banco Mundial, o Boletim Focus divulgou na última segunda-feira (5) sua previsão para o PIB brasileiro, estimando uma queda de 5,02% para este ano. Essa é a quarta semana consecutiva em que os especialistas ouvidos pelo Banco Central (BC) cortam suas expectativas por uma contração mais intensa da economia brasileira.

Saiba Mais: Boletim Focus prevê queda de 5,02% do PIB em 2020

Em junho, a estimativa chegou a ser de um tombo de 6,28% no PIB. Há quatro semanas, a previsão do Boletim Focus já era por uma contração de 5,31%, caindo para 5,04% no dia 28 de setembro. Os fortes impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) podem fazer com que a economia do País registre seu pior desempenho no último século, caso as atuais projeções se confirmem.

No segundo trimestre deste ano, o PIB caiu 9,7%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A divulgação do resultado auferido entre julho e setembro ocorrerá no dia 3 de dezembro. Para o ano que vem, por sua vez, a previsão dos analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central continua sendo de um crescimento de 3,50%, pela 19ª semana consecutiva.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião