Balanços da semana

Banco Inter anuncia R$ 2 bilhões em crédito imobiliário

O Banco Inter (BIDI4) anunciou nesta quarta-feira (19) que oferecerá R$ 2 bilhões em crédito imobiliário pré-aprovado para seus clientes da Conta Digital. De acordo com o banco, o montante poderá ser utilizado para comprar imóveis ou obter empréstimos com garantia de imóvel, conhecido como home equity.

Saiba mais: Falha do Banco Inter não deve abalar confiança do correntista, diz VP 

A iniciativa faz parte da nova política de concessão de crédito adotada pela instituição financeira. Em maio, o banco bateu 2,2 milhões de correntistas. O Banco Inter acredita que a oferta possa ser ampliada para outros produtos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O empréstimo com garantia de imóvel no banco terá taxa pré-fixada mensal de 1%. Além de prazo de pagamento de até 84 meses. Os baixos juros devem-se à baixa taxa de inadimplência do segmento de home equity do Banco Inter, que encontra-se entre 3,5% e 4%.

Segmento do home equity tem alto potencial

O vice-presidente e diretor de RI do Banco Inter, Alexandre Riccio, declarou para o SUNO Notícias que acredita que o empréstimo com garantia de imóvel deve ter ascensão no Brasil. Contudo, ao contrário da concorrente Creditas, o banco não considera realizar empréstimo com garantia de veículo no momento.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Referente ao porquê dos grandes bancos não investirem no segmento, o vice-presidente afirmou que trata-se uma operação “mais complexa” que o crédito pessoal, por exemplo. Apesar dos bancos tradicionais ofertarem também o produto, o crédito pessoal ainda é mais rentável para esses bancos, pois os juros cobrados são mais altos.

Saiba mais – Problema no Banco Inter zera ou negativa saldos de clientes

Contudo, Riccio acredita que há um grande potencial no segmento de home equity. Devido às menores taxas, ante aquelas cobradas em outras modalidades de empréstimo.

Mercado imobiliário pode ser aquecido após reformas, segundo VP do Banco Inter

Além do home equity, Riccio também acredita na fertilidade do mercado imobiliário. Mas esses resultados positivos, no momento, dependem das incertezas econômicas que pairam sobre o Brasil, com a tramitação das reformas econômicas, e o anseio dos investidores pela aprovação das mesmas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/12/598d5374-guia-de-investimentos-para-2021.png

“Atualmente, há uma incerteza para as famílias, que as fazem postergar a decisão de comprar um imóvel, em meio ao cenário econômico brasileiro”, disse Riccio.

Saiba mais – Ações da Gol avançam 3%; Banco inter desvaloriza com falha no sistema

Caso as reformas planejadas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro sejam aprovadas pelo Congresso Nacional, o vice-presidente do Banco Inter prevê um rápido aquecimento do mercado imobiliário.

Concorrência do Banco Inter: Creditas

Atualmente, a fintech Creditas é a maior do Brasil no segmento de empréstimo com garantia. Além do home equity, a Creditas também oferta o empréstimo com garantia de veículo.

taxa de inadimplência no modelo de negócio é menor, assim como as taxas de juros, na comparação com os juros cobrados pelos grandes bancos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Com uma taxa de inadimplência menor que 2%, a Creditas cobra juros a partir de 1,09% ao mês. A média cobrada pela fintech é de:

  • Empréstimo com garantia de veículo: 2%.
  • Empréstimo com garantia de imóvel: 1,25%.

De acordo com a concorrente do Banco Inter, o empréstimo com garantia “também é conhecido como refinanciamento. Este é um tipo de crédito em que você utiliza um bem, como um veículo ou um imóvel, como garantia do pagamento do seu empréstimo”.

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião