Banco Inter (BIDI4) lançará dois FIIs em 2020, diz jornal

De acordo com informações publicadas neste domingo (7) pelo jornal “O Estado De S. Paulo”, o Banco Inter (BIDI4) está estudando o lançamento de dois fundos de investimentos imobiliários (FIIs) para este ano.

Estes dois fundos terão gestão passiva. Ou seja, os ativos que estarão nas carteiras irão refletir a performance financeira de índices de FIIs que já estão em uma categoria deste mercado.

Dessa forma, o investidor levará outras cotas (que estão dentro da adquirida) quando estiver comprando uma delas. Segundo o jornal, esta é uma iniciativa nova no mercado de fundos imobiliários.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

No mercado de ações, entretanto, isso já acontece. Para este, existem os Exchange Traded Funds (ETFs) que são fundos que operam com base em índices acionários.

Os fundos que serão lançados pelo Banco Inter terão como base dois índices que foram lançados pelo próprio banco no início de 2020. São eles: O IFI-E e o IFI-D. O primeiro é composto por fundos do tipo tijolo, que investem em empreendimentos que geram aluguel, como: shoppings, galpões logísticos, escritórios e hotéis. O segundo, o IFI-D, é constituído por fundos de papéis, ou seja, que investem em títulos do setor, como CRIs (Certificado de Recebíveis imobiliários) e LCIs (Letra de Crédito Imobiliário).

Os fundos planejados pelo Banco Inter serão abertos a todos os investidores que possuírem interesse na classe de ativos. A instituição ainda não tem um parâmetro sobre o montante total previsto de captação.

Vale destacar que, mesmo em meio a crise em decorrência da pandemia de coronavírus, o mercado de FIIs segue atraindo investidores. Entre março e abril, o número de pessoas que passaram a investir em fundos imobiliários passou de 792 mil para 818 mil, segundo dados da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). O Banco Inter também decidiu manter o plano de lançar os FIIs neste ano porque julga que este mercado segue atrativo, segundo informações do jornal.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião