Banco do Brasil vai vender participação da Neoenergia

O Banco do Brasil (BB) vai vender a sua participação da Neoenergia, confirmou o presidente do BB, Rubem Novaes, nesta terça-feira (02).

A venda deverá ocorrer por meio de uma IPO (oferta pública de ações). De acordo com o executivo, o negócio envolvendo o Banco do Brasil acontecerá no primeiro semestre deste ano. Em março, a Neoenergia confirmou que planeja abrir o capital da empresa.

Saiba mais: Banco do Brasil nega venda de sua participação no IRB

O banco possui 9,34% de participação da Neoenergia. Além disso, a Previ, fundo de pensão dos funcionários do banco, é dona de 38,21% da companhia. O resto pertence ao grupo espanhol Iberdrola.

“Isso já está acertado com o nosso sócio e proximamente vamos sair da Neoenergia através de um IPO“, afirmou Novaes, durante participação em evento em São Paulo.

A negociação da venda da fatia do Banco do Brasil faz parte da nova diretriz de estimular uma série de desinvestimentos. De acordo com Novaes, a operação deverá ser liderada pelo BB Investimentos, JP Morgan e Bank of America.

Economia

Novaes disse que o Banco do Brasil está preparado para navegar em um quadro de “marasmo da economia”. Para o executivo, as condições da instituição poderiam ser melhores se a atividade econômica contribuísse.

Saiba mais: Presidente do Banco do Brasil: seria melhor privatizar o banco

Nesta semana, analistas consultados pela pesquisa Focus, do Banco Central, diminuíram a projeção do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). O relatório rebaixou as expectativas do PIB para menos de 2%.

“Se a economia deslanchar, os resultados serão bem melhores, mas estamos preparados para navegar neste mundo em que há um certo marasmo na economia”, afirmou Novaes ao participar de evento em São Paulo.

Em 2018, o BB obteve lucro líquido contábil de R$ 12,8 bilhões. O resultado é 16,8% maior que na comparação com 2017. A carteira de crédito avançou 1,8%.

Saiba mais: Boletim Focus: crescimento do PIB cai para menos de 2%

“Com a economia crescendo 1,5%, 2%, não estamos sendo muito agressivos na política de crédito”, afirmou o presidente do Banco do Brasil. “Se tentar expandir o crédito e a demanda não estiver crescente, vai dar bobagem.”

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião