Balanços da semana

Banco do Brasil (BBAS3): novo presidente deve acelerar venda de ativos

O novo presidente do Banco do Brasil (BBAS3), André Brandão, deve acelerar a venda de ativos do banco estatal, segundo informou a “Agência Estado” nesta segunda-feira (3).

Segundo a publicação, a privatização de partes da instituição financeira é uma das prioridades da atual equipe econômica liderada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

A avaliação é que a gestão de Rubem Novaes, ex-presidente do banco, iniciou a venda de ativos e de alguns projetos de modernização do BB, como a parceria com o UBS em banco de investimento e a abertura de capital do BV (ex-Banco Votorantim).

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A velocidade, porém, desagradou a equipe de Guedes, que esperava uma maio rapidez na venda de ativos. O ex-executivo do HSBC pode também melhorar o contato com o Bradesco, que tem uma série de sociedades com o Banco do Brasil, já que participou ativamente da vendo do HSBC para o banco brasileiro.

Banco do Brasil terá novo presidente oriundo do HSBC

André brandão, novo presidente do Banco do Brasil, trabalha no banco britânico HSBC desde 1999, quando entrou na área de renda fixa, vendas e câmbio. Em 2001 se tornou diretor de tesouraria do banco, se tornando em seguida diretor-executivo da tesouraria.

Antes de se tornar presidente, em 2012, Brandão foi diretor da área de mercado para a América Latina, e já atuou também no Citibank, seja em São Paulo que em Nova York.

Saiba mais: Banco do Brasil (BBAS3) anuncia acordo de R$ 112 milhões com BBTS

Brandão é considerado um perfil próximo ao atual presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Ele foi escolhido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, mas será nomeado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, assim como determinado pelo estatuto do Banco do Brasil.

Ele deverá ser escolhido após a saída de Novaes, que deixou a presidência do Banco do Brasil explicando que “a Companhia precisa de renovação para enfrentar os momentos futuros de muitas inovações no sistema bancário”.

Contudo, o pedido de Novaes terá efeito a partir de agosto desse ano, em data a ser definida, segundo fato relevante divulgado pela instituição financeira.

Ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, (BNDES), Rubem Novaes havia tomado posse do cargo de presidente do Banco do Brasil em janeiro de 2019, logo após o Guedes assumir o cargo de ministro.

Vinicius Pereira

Compartilhe sua opinião