Banco do Brasil e UBS fazem parceria para criar banco de investimento

O Banco do Brasil (BBAS3) e o suíço UBS enviaram um comunicado ao mercado, nesta terça-feira (24), informando que foi feito um acordo de entendimento com a intenção de estabelecer uma coparticipação para a prestação de serviços de banco de investimento e corretora de valores. Os serviços, informaram, deverão ser oferecidos em países da América do Sul.

A ideia central é que o UBS seja o acionista com a maior parte do negócio (50,01%) feito com o Banco do Brasil, porém o acordo ainda se encontra em discussão.

Em nota, os dois bancos informaram que esperam atuar oferecendo serviços nos seguintes países:

  • Brasil
  • Chile
  • Paraguai
  • Argentina
  • Peru
  • Uruguai

Sendo assim, os bancos utilizariam as estruturas internacionais de distribuição do UBS e o suporte do Banco do Brasil no País.

BB e UBS entendem que a formação de uma parceria estratégica de longo prazo criaria, na região, uma plataforma relevante de banco de investimentos com cobertura global, que se beneficiaria dos pontos fortes complementares do BB e do UBS. Espera-se que a parceria entregue a seus clientes soluções completas, além de trazer benefícios adicionais aos “stakeholders”, informaram os bancos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

A efetivação da parceria ainda necessita a finalização das negociações entre os bancos e as ratificações internas e externas, de órgãos reguladores.

Follow-on do Banco do Brasil

A oferta subsequente de ações (follow-on) do Banco do Brasil deverá ser realizada no dia 3 de outubro. A operação deve totalizar R$ 8,15 bilhões, considerando o valor de fechamento do ativo na última sexta-feira (20), de R$ 47,51.

Veja também: Eneva descobre fontes de petróleo na Bacia do Parnaíba, diz jornal

Caso o cronograma avance conforme o planejado, a precificação das ações poderá ocorrer no dia 17 de outubro, de acordo com o que fontes disseram ao “Valor Econômico”. Os bancos coordenadores da operação trabalham junto ao Banco do Brasil com a expectativa de que a operação poderá ser concluída no mês de outubro.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião