Banco do Brasil: Bolsonaro nomeia André Brandão como presidente da instituição

O presidente Jair Bolsonaro nomeou André Brandão para a presidência do Banco do Brasil (BBSA3), nesta terça-feira (22). O executivo ocupará a vaga de Rubem Novaes, que renunciou ao cargo na última segunda-feira (21).

O presidente Bolsonaro se reuniu com Brandão, Novaes e o ministro da Economia, Paulo Guedes, no Palácio do Planalto, para realizar uma “posse simbólica” do novo presidente do Banco do Brasil.

O ato de nomeação foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), em uma edição extra, desta terça-feira (22). A exoneração de Novaes também foi feita da mesma maneira. Segundo as informações que constam no DOU, Brandão tomará a posse administrativa na sede do banco, em Brasília, entretanto não haverá solenidade. Assim, será feita apenas a assinatura do documento.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Brandão aprofundou o processo de transição no Banco do Brasil, na últimas semanas. Isso porque ele estava realizando os trâmites de maneira remota, devido a sua mudança ao Brasil após uma temporada nos Estados Unidos. Após realizar uma agenda virtual de videoconferências com os vice-presidentes da instituição, Brandão começou a encontrá-los pessoalmente na última semana.

Banco do Brasil: Rubem Novaes oficializa renúncia à presidência

O economista Rubem Novaes oficializou sua renúncia à presidência do Banco do Brasil na última segunda-feira (21). Em julho, quando o executivo pediu a demissão, o BB informou que a razão era um entendimento de que a companhia “precisa de renovação para enfrentar os momentos futuros de muitas inovações no sistema bancário”.

Novaes foi indicado pelo ministro da Economia Paulo Guedes em novembro de 2018 e permaneceu pouco mais de 18 meses na presidência do banco.

No mês passado, o chefe da equipe econômica do governo declarou que a indicação de André Brandão para substituir o ex-presidente partiu do chairman do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Guedes afirmou “não conhecer” o diretor pessoalmente, porém destacou sua confiança na recomendação.

Ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, (BNDES), Rubem Novaes havia tomado posse do cargo de presidente do Banco do Brasil em janeiro de 2019, logo após o Guedes assumir o cargo de chefe da pasta econômica.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião