Banco da Inglaterra amplia programa de compra de títulos e mantém taxa de juros

O Banco da Inglaterra (BoE) informou, na manhã desta quinta-feira (18), que irá expandir seu programa de estímulos à economia em razão dos impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Além disso, a autoridade monetária informou que manterá a taxa de juros.

A taxa de juros, que permanecerá em 0,10%, está no menor patamar da série histórica do Banco da Ingletarra. O BC britânico informou que as possibilidades para reduzir sua taxa de referência para abaixo de zero estão sendo revisadas.

O BC inglês elevou o volume de seu programa de compras de títulos corporativos para 745 bilhões de libras (cerca de R$ 4,93 trilhões), frente aos 645 bilhões de libras anteriormente. Esse é o mais recente pacote de estímulos à economia dos bancos centrais na Europa.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

No início do mês, o Banco Central Europeu (BCE) ampliou seu programa de estímulos à economia para 1,35 trilhão de euros (cerca de R$ 7,68 trilhões) no combate à pandemia. Os esforços das autoridades monetárias europeias vão de encontro com as ações do Federal Reserve (Fed), Banco Central dos Estados Unidos, em sustentar a economia no momento de crise.

Para o BC britânico, o pacote se fez necessário após o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido ter encolhido 20% em abril, quando as medidas de conteção da disseminação do vírus fizeram com que fábricas, pubs, restaurantes e lojas fossem fechadas.

A atividade econômica do continente europeu está em seus primeiros passos na tentativa de uma recuperação, flexibilizando as medidas e reabrindo os comércios. Entretanto, o otimismo sobre uma retomada rápida foi mitigadas nas últimas semanas, demandando das autoridades centrais a continuidade da política de sustento às economias.

Saiba mais: Banco da Inglaterra vê sinais de recuperação da economia do Reino Unido

O Banco da Inglaterra procura responder aos efeitos do coronavírus no território britânico; o país é o quinto em todo o mundo com mais casos confirmados, com cerca de 300 mil, registrando pouco mais de 42 mil mortes.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião