Banco Central turco faz promessas depois de inflação subir quase 18%

O banco central da Turquia informou hoje que tomará medidas contra “riscos significativos” à estabilidade de preços, uma medida incomum que tem como objetivo estabilizar os mercados financeiros após a inflação ter chegado ao seu nível mais alto em quase quinze anos.

As declarações são consideradas um sinal de que haverá uma alta juros na reunião do banco do dia 13 de setembro, pondo em evidência o cenário volátil para os preços em meio a uma crise cambial. A lira perdeu 40% de seu valor ante o dólar desde janeiro, encarecendo produtos e provocando temores no mercado.

Na comparação anual, a inflação subiu 17,9% em agosto, segundo dados oficiais, um valor maior do que a expectativa do mercado e o maior aumento desde o final de 2003.

“Os recentes acontecimentos relacionados ao cenário da inflação indicam riscos significativos à estabilidade de preços. O banco central adotará as ações necessárias para sustentar a estabilidade de preços”, informou o banco assim que lançou os dados em questão.

“A postura de política monetária será ajustada na reunião do comitê de política monetária de setembro diante dos últimos acontecimentos.”

Os investidores se preocupam com a possibilidade de o banco não conseguir elevar os juros o suficiente para conter a inflação. No último encontro, em julho, o banco manteve os juros estáveis, contrariando expectativas e prejudicando o valor da lira.

O último acréscimo ocorreu em junho, no valor de 1,25 ponto percentual, para 17,75%.

Jason Tuvey, da Capital Economics, lançou uma nota aos clientes avisando que o banco deve aumentar os juros em apenas dois pontos percentuais. Os investidores gostariam de ver um aumento de pelo menos 7 pontos.

Ainda segundo Tuvey, aumentos significativos são necessários “para levar a taxa de juros real de volta a território positivo e garantir aos mercados que as autoridades estão dispostas e são capazes de lidar com a inflação alta”.

Daniel Quandt

Compartilhe sua opinião