Banco Central: podemos contribuir com crescimento econômico

O presidente do Banco Central (BC)Roberto Campos Neto, declarou que a instituição pode contribuir para o crescimento da economia brasileira. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (29) durante uma coletiva de imprensa do presidente do BC.

“É importante para nós no Banco Central podermos contribuir para o crescimento da economia”, afirmou Campos Neto, “Existe um esforço de medidas que possam destravar a economia.”

Saiba mais: Brasil está maduro para a autonomia do Banco Central, diz Campos Neto 

Para o presidente do BC, todavia, a principal contribuição que a autoridade monetária pode oferecer para o crescimento econômico é manter a inflação na meta. “É importante não cair na tentação de trocar inflação por crescimento maior de curto prazo”, salientou Campos Neto.

Premissa necessária

Além disso, segundo o presidente do BC, a premissa para qualquer ação é a redução da participação do setor público na economia e o aumento do setor privado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Para Campos Neto há uma forte correlação entre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) per capita e índices de participação de títulos privados na economia e do mercado acionário.

Meta da inflação decidida em breve pelo CMN

Campos Neto também declarou que a meta de inflação para 2022 será decidida em breve pelo Conselho Monetário Nacional (CMN)“O BC é um voto de três, vamos levar nossa proposta”, explicou Campos Neto.

Saiba mais: Banco Central muda regras de recolhimento compulsório 

Campos Neto falou com os jornalistas durante o anuncio da nova agenda estrutural do banco, desdobramento da agenda BC+, lançada na gestão Ilan Goldfajn. A agenda foi batizada de agenda BC# porque envolve uma dimensão tecnológica mais intensa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Além disso, o presidente da instituição monetária central salientou a possibilidade de autorizar a abertura de contas em dólares no Brasil. O Banco Central quer adotar medidas para facilitar a abertura de contas em reais no exterior.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião