Banco Central: IBC-Br sobe 0,07% em agosto em comparação a julho

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apresentou uma alta de 0,07% em agosto. O resultado diz respeito à comparação dessazonalizada com julho, de acordo com comunicado da instituição monetária central nesta segunda-feira (14).

O IBC-Br divulgado pelo Banco Central (BC) em julho teve o resultado negativo de 0,06%, sendo revisado para uma queda de 0,16% posteriormente.

Na comparação anualizada, agosto reportou um crescimento acumulado de 0,87% na série sem ajustes, de acordo com o indicador. Devido às constantes revisões, o IBC-Br calculado em 12 meses é mais estável do que a mensuração mensal, da mesma forma que o cálculo sobre o Produto Interno Bruto (PIB).

Confira: Saiba mais sobre três das principais Small Caps brasileiras

Em comparação a agosto do ano passado, o índice caiu aproximadamente 0,73% na série sem ajuste. Em 2019, a variação é positiva em 0,66%.

Calculado pelo BC, o IBC-Br é o índice usado como parâmetro avaliativo do ritmo de crescimento da economia brasileira ao longo dos meses. O indicador também possui grande influência sobre as estimativas do mercado financeiro para o PIB e para a taxa básica de juros (Selic).

Economistas ouvidos pelo Banco Central diminuem previsão para o IPCA

Os especialistas entrevistados pelo Banco Central, no Boletim Focus, reduziram, pela segunda semana consecutiva, a previsão para a inflação neste ano. A expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 3,42% para 3,28%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Os analistas das 100 principais instituições financeiras do mercado brasileiro também não mudaram a previsão de crescimento do PIB em 2019. Segundo o Boletim divulgado nesta segunda-feira (14), a economia brasileira deverá crescer 0,87% esse ano.

Saiba mais: Crescimento do PIB pode atingir 2,5% em 2020, diz Paulo Guedes

A previsão do Boletim Focus da última segunda-feira (7) também indicava um crescimento do PIB de apenas 0,87% em 2019. No começo do ano, os analistas indicavam um crescimento de 2,6% da economia brasileira em 2019.

De acordo com os economistas ouvidos pelo Banco Central, a previsão de crescimento da economia brasileira para 2020 será de 2,00%.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião