Banco Central Europeu mantém taxa de juros inalterada e facilita crédito aos bancos

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou que manteve a taxa de juros inalterada, nesta quinta-feira (30). A autoridade monetária também afirmou que está pronta para ajudar os bancos com empréstimos em condições mais favoráveis, visando diminuir o impacto negativo da crise provocada pelo coronavírus (Covid-19).

Assim, as taxas de referência ficaram da seguinte maneira: a taxa de depósito permaneceu negativa em -0,5%, a de empréstimos seguiu em 0,25% e a de refinanciamento em 0%.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais!

O BCE anunciou a redução do juros das operações de refinanciamento de longo prazo para os bancos (TLTRO) para 0,5% abaixo da taxa de depósito, que está em -0,5%.

Contração do PIB da Europa, segundo o Banco Central Europeu

De acordo com Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, a zona do Euro deve passar “por uma contração sem precedentes em tempos de paz”. Entretanto, Lagarde afirmou que o BCE irá tomar as medidas necessárias para auxiliar à zona do Euro.

A mandatária também afirmou que as projeções estimam que o impacto econômico da pandemia será sentido ainda mais no segundo trimestre deste ano.

Lagarde afirmou que as projeções do BCE mostram que o PIB da zona do euro deve ter uma queda entre 5% e 12% em 2020. A contração dependerá do tempo em que as atividades ficarão paradas ou sendo parcialmente realizadas.

Veja também: Federal Reserve irá expandir programa de auxílio a PMEs

Lagarde também afirmou que as atividades não devem voltar ao normal nos próximos meses. Segundo ela, é provável que haverá “um novo normal” neste ano.

A presidente do Banco Central Europeu comunicou que não é possível saber o tamanho da queda da inflação ainda, mas é notório que a queda será grande, já que os canais de formação de preços estão paralisados por conta das medidas de distanciamento social.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião