Banco Central Europeu anuncia corte de juros

O Banco Central Europeu anunciou na manhã desta quinta-feira (12) um novo pacote de estímulos à economia do Velho Continente.

Como era aguardado, as taxas de juros foram cortadas pelo Banco Central Europeu e foi aprovada uma nova rodada de compras de títulos para estimular o crescimento da zona do euro. O intuito também era conter as preocupantes expectativas de inflação. O BCE procura manter a taxa de inflação na zona do euro próxima de 2% através da política monetária. Em 2018, foi apontada uma inflação de 1,6%.

Veja também: Alemanha entrará em recessão neste trimestre, diz instituto

O BCE reduziu sua taxa de depósito de -0,40% para -0,50%, um recorde na série histórica. Também voltará às compras de títulos a um ritmo de 20 bilhões de euros por mês a partir de novembro, retomando seu programa de relaxamento quantitativo (QE, pela sigla em inglês), conforme o relatório divulgado desta quinta.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

O relatório divulgado ressalta que o novo QE permanecerá em vigor pelo “pelo tempo que for necessário para reforçar o impacto acomodatício das suas taxas de política” e acabará pouco tempo antes de o Banco Central Europeu “começar a elevar as taxas de juros”.

A autoridade monetária europeia também anunciou uma facilitação nos termos de seus empréstimos de longo prazo para bancos da zona do euro (TLTROs, pela sigla em inglês).

Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu, em entrevista coletiva à imprensa às 9h30 (horário de Brasília) desta quinta-feira (12), comentará as novas decisões da instituição para a política monetária europeia.

O Banco Central Europeu

Seguindo os tratados europeus estabelecidos, o BCE possui como principal a luta pela manutenção do poder de compra do euro. Em outras palavras, manter a inflação da zona do euro sobre controle. A instituição cumpre essa função através de sua política monetária.

Além de manter a inflação controlada e, se necessário, estimular a movimentação econômica dos países que fazem parte da zona do euro, o BCE também possui funções como:

  • Gerir as reservas oficiais dos países da zona do euro
  • Gerir o sistema de pagamento
  • Autorizar a emissão de moeda
  • Supervisionar o sistema bancário europeu

A sede do Banco Central Europeu se situa na cidade de Frankfurt, na Alemanha.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião