Banco Central informa que crédito está chegando nas empresas

Em uma videoconferência realizada pela XP investimentos nesta sexta-feira (5), Fábio Kanczuk, o diretor de Política Econômica do Banco Central (BC) explicou que a demanda por crédito no país é intensa. Segundo ele, a forte procura gera a impressão de que os bancos não estão emprestando.

De acordo com Kanczuk, o Banco Central planeja solucionar o problema aumentando a oferta de crédito para pequenas e médias empresas. A autoridade monetária entende que atualmente grande parte da demanda por empréstimos vêm de companhias, não de pessoas físicas. Isso ocorre porque o indivíduo prefere gastar da sua poupança do que acumular dívidas.

O diretor também declarou que o crédito está chegando para a maioria das empresas que sofrem por terem baixo fluxo de caixa. “A gente vai aperfeiçoar algumas coisas, mas a gente tem notado que está chegando sim nas pequenas empresas, está funcionando direitinho. É uma das incompreensões que a gente está achando injusta”, explicou Kanczuk.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Antes de terminar a live, o diretor do BC também comentou que a instituição fará mais para ajudar o país, porém as novas medidas serão anunciadas em breve.

Medidas do Banco Central no combate ao novo coronavírus

Desde o início do combate ao covid-19, o Banco Central criou o Programa Emergencial de Suporte a Empregos, buscando diminuir o caos causado pelo vírus. O programa buscava inicialmente a disponibilização de crédito para o financiamento de dois meses de folha de pagamento de pequenas e médias empresas.

Veja também: Banco Central anuncia novas medidas para crédito

Em uma audiência nesta segunda-feira (1), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, admitiu que se equivocaram ao assumir que a grande maioria de empréstimos seria para empresas de menor porte, fazendo com que as que possuem maiores lucros, ficassem de fora do suporte do governo. Com isso, informou que estenderá o crédito para mais empresas.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião