Balanços da semana

Banco Central corta Selic em 0,25%, taxa fica em 4,25%

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu cortar a taxa básica de juros (Selic) em 0,25%. Com o novo corte a taxa caiu para 4,25%, uma nova mínima histórica.

A decisão de cortar a Selic foi tomada a unanimidade pelo Comitê do Banco Central, “considerando o cenário básico, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis”.

“O Comitê entende que essa decisão reflete seu cenário básico e o balanço de riscos para a inflação prospectiva e é compatível com a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante para a condução da política monetária, que inclui o ano-calendário de 2020 e, com peso crescente, o de 2021”, escreveu o Comitê na nota que acompanhou a decisão.

A taxa Selic começou o ano em 4,5% ao ano. Em janeiro 2019 essa taxa estava em 6,5%. O Banco Central decidiu cortar os juros ao longo do ano para impulsionar a economia. A inflação controlada também ajudou nessa política monetária expansiva. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 4,31%em 2019.

Na nota, o Copom considerou como adequada a interrupção do processo de flexibilização monetária iniciado em 2019. Com isso, o órgão do Banco Central sinalizou um fim nos cortes da Selic até o final do ano.

Entretanto, o Copom também “enfatizou que seus próximos passos continuará dependendo da evolução da atividade econômica”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“O Copom avalia que o processo de reformas e ajustes necessários na economia brasileira tem avançado, mas enfatiza que perseverar nesse processo é essencial para permitir a consolidação da queda da taxa de juros estrutural e para a recuperação sustentável da economia. O Comitê ressalta ainda que a percepção de continuidade da agenda de reformas afeta as expectativas e projeções macroeconômicas correntes”, escreveu o órgão no documento.

Economistas preveem corte da Selic

No final de janeiro os economistas dos 100 principais bancos e instituições financeiras brasileiras, entrevistados pelo Boletim Focus, cortaram a previsão da Selic para o final de 2020 para 4,25%.

Saiba mais: Boletim Focus reduz previsão da taxa Selic para 4,25% em 2020

Há quatro semanas, no entanto, as previsões dos economistas no Boletim Focus para a taxa Selic de 2020 era um pouco maior, em 4,50%. Sobre a Selic para o fim de 2021, o BC mantém a previsão de 6,25%.

Por sua vez, a previsão do IPCA de 2020, foi cortada ao longo do mês de janeiro, sendo indicada em 3,45% pelo Focus.

Mesmo com o redução da previsão inflacionária para o País nas últimas semanas, segundo o Boletim Focus, a inflação continua abaixo da meta fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para este ano, de 4%. A meta tem uma tolerância de 1,5 ponto percentual, podendo ir de 2,5% até 5,5%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Para 2021, os economistas ouvidos pela instituição monetária central preveem um aumento dos preços na ordem de 3,75%. E esse andamento da inflação influenciará também a Selic dos próximos anos.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião