Banco Central corta Selic de 0,50 pontos para 3,75%

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu cortar a taxa básica de juros (Selic) em 0,50%. Com o novo corte a taxa caiu para 3,75%, uma nova mínima histórica.

O corte da Selic era aguardado pelo mercado por causa dos efeitos econômicos provocados pelo surto de coronavírus (covid-19).  Entretanto, a expectativa do mercado era de um corte maior, de até 1 ponto percentual.

Saiba Mais: Boletim Focus reduz previsão do PIB e da Selic para 2020

Em comunicado sobre o corte, o Comitê informou “uma desaceleração significativa do crescimento global, queda nos preços das commodities e aumento da volatilidade nos preços de ativos financeiros”.“Nesse contexto, apesar da provisão adicional de estímulo monetário pelas principais economias, o ambiente para as economias emergentes tornou-se desafiador”.

“O Copom entende que a atual conjuntura prescreve cautela na condução da política monetária, e neste momento vê como adequada a manutenção da taxa Selic em seu novo patamar. No entanto, o Comitê reconhece que se elevou a variância do seu balanço de riscos e novas informações sobre a conjuntura econômica serão essenciais para definir seus próximos passos” acrescentou o Comitê.

Em nota, o BC informou “o Banco Central do Brasil ressalta que continuará fazendo uso de todo o seu arsenal de medidas de políticas monetária, cambial e de estabilidade financeira no enfrentamento da crise atual”.

Economistas preveem corte da Selic

Há cerca de Cinco semanas o Copom decidiu por cortar a taxa de juros deixando-a em 4,25%, no menor patamar da Selic em sua série histórica até então.

Entretanto, a previsão dos economistas do Boletim Focus para a taxa Selic de 2020 era de 3,75%. Já para 2021 a previsão foi reduzida de 5,50% para 5,25%.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião