Balanços da semana

Banco Central antecipa processo de cadastramento no PIX para outubro

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, informou nessa quarta-feira (22) que a autoridade monetária antecipará o processo de cadastramento no PIX, sistema de pagamento instantâneo do BC, de 3 de novembro para 5 de outubro, ou seja, mais de um mês antes do lançamento oficial do mecanismo. A informação foi divulgada nessa manhã durante uma live promovida pelo jornal ‘Valor’.

O Banco Central explicou, em nota, que antecipou o processo de cadastramento “para que os clientes e as instituições tenham mais tempo para se familiarizar com o PIX”.

O BC ainda informou que quem quiser receber um PIX, deve acessar o aplicativo do banco no qual tem conta e registrar a chave, associando um número de celular, e-mail, CPF, ou CNPJ a uma conta bancária, a partir de outubro.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

As chaves funcionam como uma senha que serão necessárias para o envio e recebimento de dinheiro usando o novo mecanismo.

“Estarão disponíveis antecipadamente todas as funcionalidades para a gestão das chaves – além do registro, a exclusão, a alteração, a reivindicação de posse e a portabilidade. As regras específicas estarão detalhadas no Regulamento PIX, que será publicado em agosto”, explicou a autarquia em nota.

PIX: o novo meio de pagamento eletrônico

Com o intuito de facilitar as transferências bancárias, o Banco Central do Brasil lançou, no dia 19 de fevereiro, o PIX. A autoridade monetária central informou que o novo meio de pagamento será eletrônico, mais rápido e prático que as transações realizadas por DOC, TED ou boleto bancário.

A partir de 16 de novembro deste ano, o oferecimento do novo meio de pagamento será obrigado não somente entre as maiores instituições financeiras e de pagamento do Brasil, como em todos os bancos com mais de 500 mil contas abertas. Os pagamentos feitos por aproximação, no entanto, começarão a funcionar em 2021.

Saiba mais: PIX: pagamento instantâneo do BC deve concorrer com cartão de crédito

De acordo com o BC, uma das facilidades do PIX é a não restrição de horário ou de dia da semana, diferentemente dos outros métodos convencionais. Ademais o pagamento será concluído em apenas 10 segundos.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião