Senado aprova projeto de autonomia do Banco Central

O Senado Federal aprovou na última terça-feira (3) o projeto que estabelece autonomia ao Banco Central (BC) do Brasil. Ao todo, foram 56 votos a favor e 12 contrários. A proposta foi encaminhada para a avaliação da Câmara dos Deputados.

O objetivo do projeto é garantir autonomia ao Banco Central de modo que ele opere sem as intervenções políticas. “Trata-se de uma questão importante, particularmente em anos eleitorais e quando há, no poder, governos com viés populista, seja ele de direita ou de esquerda“, disse o relator da proposta, o senador Telmário Mota.

O texto confere autonomia formal, ou seja, estruturação para que o BC execute suas atividades essenciais ao país sem sofrer pressões político-partidárias. O projeto que segue agora para análise da Câmara pode voltar ao Senado com alterações.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Projeto de autonomia do Banco Central

De acordo com o texto, o objetivo principal da autoridade monetária é assegurar estabilidade preços. Por sua vez, como objetivo secundário está suavizar as flutuações do nível de atividade econômica, zelar pela solidez e eficiência do Sistema Financeiro Nacional. Além do fomento ao pleno emprego.

“A inserção desses objetivos em lei tem o mérito não somente de formalizar a sua relevância para o cumprimento da missão primordial do Banco Central, como também de garantir segurança jurídica à atuação multifacetada da autoridade monetária”, afirmou Mota em seu relatório.

O BC será autônomo e não independente, dessa forma, a instituição não poderá definir suas próprias metas. O texto estabelece que o banco deverá seguir metas definidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Atualmente, a instituição é subordinada ao Ministério da Economia e seu presidente tem status de ministro. Com o projeto, o Banco Central passaria a não ter vinculação com ministérios.

O texto estabelece alterações no mandato para o presidente e a diretoria do banco. Os mandatos não serão coincidentes com o do mandatário da República.

O mandato do presidente do Banco Central será de quatro anos, com início no dia 1º de janeiro do terceiro ano de mandato do Presidente da República. Ainda de acordo com o texto aprovado, o presidente e os diretores continuarão sendo indicados pelo mandatário, sabatinados e votados no Senado e, em caso de aprovação, nomeados pelo Presidente da República.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião