Balanços trimestrais e otimismo com Bolsonaro levam Ibovespa a fechar em alta

Após a onda de vendas do mercado externo de ontem, as ações globais passaram pelo momento de recompra e retransmitiram os ganhos para o Ibovespa, que fechou com valorização de 1,23% aos 84.083 pontos. A euforia do mercado interno com Jair Bolsonaro (PSL) liderando às pesquisas eleitorais também ajudaram o índice da B3 fechar em alta.

O dólar, por sua vez, fechou o dia em que da de 1,15% cotado a R$ 3,73 na venda

O que também ajudou as ações globais, principalmente EUA e Europa, foram os balanços trimestrais. As ações de tecnologia tiveram bons ganhos após os resultados da Alphabet, dona da Google, Amazon, Netflix, Twitter e Facebook. Na Europa, o bom desempenho nos lucros das empresas de carro fizeram as ações dispararem. A Peugeot apresentou lucros mais altos que o esperado no mercado e fechou o dia com valorização de 6,75% na bolsa de Paris.

No Brasil, A Vale mostrou em seu balançou trimestral, que terminou em setembro, 5,738 bilhões de reais em lucro líquido. Isto significa uma alta de 1780% em relação ao trimestre anterior, quando a mineradora registrou lucro de 306 bilhões de reais. Segundo a Vale, os resultados bem acima do esperado aconteceu após a mineradora bater recorde de minério de ferro com 104 milhões de toneladas.

A Ambev, por sua vez, apresentou um lucro de 2,89 bilhões de reais. No mesmo período do ano passado a Ambev havia demostrado o valor de 136,5 mil. A disparidade entre os números dos dois balanços se explica, principalmente, por um ajuste tributário que aconteceu em 2017.

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião