B3 registra 730 mil pessoas físicas ativas em agosto; 17% a mais do que no fim de 2017

A B3 registrou aumentou significativamente o número de investidores em 2018. No ano foram registrados 110 mil usuários que entraram e retornaram do mercado de ações.  Em agosto, a bolsa brasileira registrou 730 mil pessoas físicas ativas, isso é um crescimento de 17% em relação ao fim de 2017.

A opção de renda variável voltou a se tornar maior do que o Tesouro direto – renda fixa- que contou no mês de agosto com mais de 600 mil brasileiros. O bom momento do mercado de ações pôde ser visto ontem, com o Ibovespa fechando o dia com alta de 2,04%. Em 2018, o acumulado está em 9%.

A justificativa da fuga dos investidores de renda fixa para à renda variável é a redução da taxa de juros para números mínimos, assim reduzindo a rentabilidade dos fundos de investimento. Além disso as taxas menores cobradas pelas corretoras, justificada pela ampla concorrência do setor também facilitou o acesso de novos investidores.

Para o futuro, os analistas acreditam que o mercado de ações irá continuar forte por causa da taxa de juros ainda em níveis muito baixos, fazendo com que o investidor procure investimentos mais rentáveis. Entretanto, as eleições, que hoje ditam o norte do Ibovespa, trazem um cenário incerto, mesmo os índices acumulados estando positivos.

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião