Mercado

B3 divulga nova carteira do Ibovespa com entrada do BTG Pactual

0

A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) divulgou, na última sexta-feira (30), a nova carteira do Ibovespa, que começa a valer nesta segunda-feira (2) e vigora até o dia 3 de janeiro de 2020. A nova carteira do Ibovespa conta com a entrada do BTG Pactual (BPAC11) e da Intermédica (GNDI3). Dessa forma, são, ao todo, 68 ativos de 65 companhias. As informações tem como base o fechamento do pregão da última sexta.

Os ativos que registraram o maior peso no Ibovespa foram:

  • Itau Unibanco PN (9,194%)
  • Vale ON (8,204%)
  • Bradesco PN (7,300%)
  • Petrobras PN (6,597%)
  • B3 ON (5,175%)

Para ter uma base comparativa, os ativos que registraram o maior peso na composição da carteira anterior, do principal índice da B3, válida de 6 de maio de 2019 a 30 de agosto de 2019, foram:

  • Itau Unibanco PN (9,997%);
  • Vale ON (9,970%);
  • Bradesco PN (8,754%);
  • Petrobras PN (7,310%);
  • Petrobras ON (5,032%).

A B3 tem como padrão fazer três prévias das novas composições dos índices: a primeira prévia, que acontece no primeiro pregão do último mês de vigência da carteira que se encontra em vigor; a segunda prévia, no pregão seguinte ao dia 15 do último mês de vigência da carteira em vigor e a terceira prévia, no penúltimo pregão de vigência da carteira em atividade.

Privatizações devem alavancar ações da B3

De acordo com um relatório divulgado pelo Credit Suisse no dia 26 de agosto, os papéis da B3 (B3SA3) devem ter espaço para crescimento conforme o volume em renda variável aumente.

Veja também: Itaú e Ticket ratificam parceria depois de aval do Cade e BC 

Analistas do Credit Suisse estiveram com Daniel Sonder, diretor financeiro da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, para tratarem das perspectivas da Bolsa.

“A administração é muito otimista sobre as perspectivas dos volumes de ações e vê uma mudança estrutural no mercado local, com uma mudança significativa de renda fixa em ações, maior participação de fundos de investimento e pessoas físicas”, disseram os analistas.

Brasil, Bolsa, Balcão

A B3 (B3SA3) é uma empresa de infraestrutura de mercado financeiro. A companhia se encontra entre as líderes globais do setor de bolsas. Um dos papéis da empresa é criar e administrar, no âmbito de bolsa e balcão, sistemas de negociação, compensação, liquidação e registro para todas as classes de ativos primordiais.

Compartilhe a sua opinião

Juliano Passaro
Juliano Passaro escreve sobre política, economia e negócios para o portal da Suno Research. Antes da Suno, trabalhou no Portal da Band. É formado em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.