Balanços da semana

B3 divulga nova carteira teórica do Ibovespa, incluindo Eztec (EZTC3) e PetroRio (PRIO3)

A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) apresentou, na manhã desta terça-feira (8), a nova carteira teória do Ibovespa. A nova relação de empresas, que agora conta com a participação da construtora EzTec (EZTC3) e a petroleira PetroRio (PRIO3), passa a valer nesta terça-feira até o dia 30 de dezembro deste ano.

Dessa forma, o maior índice acionário da bolsa brasileira totalizará 77 ativos de 74 empresas. Os cinco ativos que apresentam o maior peso na composição do Ibovespa são:

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

A carteira teórica anterior, válida até a última sexta-feira (4), também apresentava os mesmos cinco ativos como os de maior peso no índice, no entanto, a participação da ação preferencial do Bradesco caiu de terceiro para quinto lugar.

Em comunicado divulgado nesta terça-feira, a administração da PetroRio salientou o fato de suas ações terem entrado na composição do Ibovespa. A empresa estará na 63ª posição dentre as 77 companhias.

“A PetroRio acredita que a entrada em novos índices é resultado do intenso trabalho da sua equipe em ampliar sua participação, relevância e exposição no mercado nacional e internacional. A companhia segue focada em sua estratégia de crescimento, buscando, por meio das suas entregas, a geração de valor a seus acionistas”, diz o comunicado ao mercado.

O Ibovespa foi criado em 1968 e é a maior referência para os investidores de renda variável no Brasil. É o maior e mais importante indicador de desempenho médio dos ativos de maior volume de negociação e que são representativos do mercado de ações do País. É composto por ativos de companhias listadas na B3 que atendem aos seus critérios de inclusão.

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, que abriu a semana em forte queda, o índice acionário encerrou as negociações na última sexta-feira com uma alta de 0,52%, a 101.241,73 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião