B3 conclui aquisição de 75% da BLK Sistemas Financeiros

A B3 anunciou a conclusão da aquisição de 75% da BLK Sistemas Financeiros, após atender todas as condições precedentes.

Além disso, a transação inclui opções de compra pela B3 e venda do sócio-fundador da BLK, que seguirá como executivo responsável pela operação. A participação do sócio é de 25%. No entanto, o percentual passará a ser adquirido a partir de dezembro de 2023.

Saiba mais: Ibovespa inicia pregão com leve queda; Eletrobras será capitalizada

Saiba mais: Dólar inicia sexta em queda puxado pela baixa no cenário externo

De acordo com o comunicado da B3, “essa aquisição reforça a estratégia da B3 de expandir seu portfólio de produtos e assim estreitar o relacionamento e oferecer soluções mais completas para seus clientes”.

BLK Sistemas Financeiros

A BLK foi fundada em 2008 e é uma empresa de tecnologia especializada no desenvolvimento de telas e algoritmos de negociação para corretoras e investidores institucionais.

A empresa tem como principal plataforma o RoboTrader.

Além disso, BLK tem sede própria localizada próxima a Bolsa de Valores, possuindo geradores de energia e acesso liberado durante todo o dia, garantindo total segurança na manutenção e funcionalidade de seus sistemas e serviços oferecidos.

Possui como principais cliente:

  • Socopa (corretora paulista);
  • XP Investimentos;
  • Geração Futuro;
  • Talarico;
  • Renascença;
  • Novinvest.

B3 em 2019

A companhia informou ao mercado, que para 2019, o alvo é distribuir entre 120% a 150% de seu lucro líquido societário para seus acionistas. No entanto, o repasse seria feito na forma de juros sobre capital próprio, dividendo ou recompra de ações.

“Essa projeção está sujeita ao desempenho dos negócios, atingimento dos objetivos de alavancagem financeira, e deliberação do Conselho de Administração”, afirmou a empresa em comunicado.

De acordo com a companhia, a partir de 2021 o objetivo é de capturar R$ 110 milhões ao ano em sinergias de despesas ligados aos negócios de entre BM&FBOVESPA e CETIP.

“Nos anos de 2018 a 2020, espera-se capturar R$100 milhões por ano em sinergias. A B3 espera repassar parte das sinergias capturadas aos clientes”, disse a empresa.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião