B2W inicia testes de entregas de CDs para Lojas Americanas com drones

A B2W (BTOW3), controladora dos sites de e-commerce Americanas.com e Submarino, iniciou testes para entrega de produtos por meio de drones no Brasil. Os testes estão sendo feitos no percurso entre os centros de distribuição (CDs) da B2W e os pontos de venda da Lojas Americanas. As informações são do “Valor Econômico”.

A B2W está discutindo a regulamentação para uso dos drones com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Apesar de já existir uma norma geral desde 2007, cada companhia que mira a utilização dos drones deve contatar a agência para validar o projeto e registrar as unidades móveis.

Conforme dados de maio da Anac, já são 68 mil drones cadastrados no país.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/08/Banner-Noticias-1000x325-2.png

Testes com drones

“A expectativa é que em 18 meses começaremos a usar drones para envio de produtos entre os centros [de distribuição] e as lojas”, afirmou o diretor financeiro e de relações com investidores da B2W, Fabio Abrate.

Após a divulgação da novidade, a varejista obteve valorização no Ibovespa. Assim, encerrou o pregão desta sexta-feira (5) com alta de 4,38% e ação cotada a R$ 35,78.

Em 21 de junho, o primeiro teste entre os centros de distribuição da B2W e da Lojas Americanas foi feito. Ambos os endereços eram de Itapevi (SP). A ação foi autorizada pela Anac. Até o momento, 60 entregas experimentais com percurso de 2 km foram realizadas.

Os drones que estão sendo utilizados podem se locomover autonomamente por 10 quilômetros (km). Cinco de ida e cinco de volta. São capazes de transportar até 2 quilogramas (kg), a uma velocidade máxima de 36 km/h.

A B2W fechou um acordo exclusivo com a SMX Systems, empresa brasileira de engenharia de software, responsável pelos drones utilizados. A varejista também considera o envio de mercadorias para a casa do cliente, mas isto está em segundo plano no momento.

Saiba mais – iFood inicia testes de entrega por meio de drones e patinetes elétricos

B2W Marketplace Summit

Na véspera, a B2W realizou simulações com drones durante o evento anual da empresa, o B2W Marketplace Summit. O evento obteve boa repercussão, e a companhia foi destaque positivo com alta de 6,10% e cotação a R$ 34,28.

“A intenção é que, logo de início, todos os centros de distribuição da empresa sejam incluídos nessa iniciativa”, disse Abrate.

A B2W possui 11 centros de distribuição, ao passo que a Lojas Americanas possui quatro. No total, são 1.360 lojas da Americanas no País. Em somatória, os “hubs”, que são postos de armazenamento e ficam próximos às lojas também devem ser inseridos na nova tecnologia de entregas.

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião