Azul anuncia acordo com companhias aéreas Avianca, United e Copa

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras (AZUL4) informou nesta segunda-feira (14) que está fechando uma parceria com a Avianca, a United Airlines e a Copa Holdings. A parceria funcionaria para coordenar voos entre os Estados Unidos e a América Latina.

Em novembro do ano passado, a Azul e as outras duas empresas de linhas aéreas citadas acima informaram o mercado que tinham uma estratégia criada para coordenar rotas. Entretanto, as companhias ainda necessitam a aprovação regulatória para seguirem adiante com o plano. A United Airlines detinha 8,2% das ações preferenciais da Azul em setembro, de acordo com a empresa brasileira.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Além das novas parcerias, o fundador e presidente do conselho da Azul Linhas Aéreas, David Neeleman, segue investindo no mercado de segurança. Neeleman desembolsou R$ 120 milhões, recentemente, para aumentar sua participação na Segware, uma companhia catarinense especializada em tecnologia para empresas de monitoramento. As informações são da revista “Isto é Dinheiro”.

Demanda por assentos da Azul aumenta 31% em setembro

A Azul declarou, na última semana, que a demanda por assentos em seus voos aumentou 31% no mês de setembro em comparação ao mesmo período em 2018.

Veja também: Gol: ações sobem mais de 2% com possível parceria com American Airlines

A Azul também informou que a oferta de assentos pela companhia obteve crescimento de 30,8% no nono mês do ano em comparação ao mês em 2018. O crescimento resultou em uma taxa de ocupação de 83,3%, aumentando 0,1%.

Em relação aos voos domésticos, houve queda de 0,5% na taxa de ocupação no ano, em comparação a 2018, para 82,1%. Já nos voos internacionais, a taxa subiu 2,7 pontos, chegando a 87,7%.

Acordo de codeshare com europeias

John Rodgerson, presidente da Azul, disse, no dia 5 de outubro, que a companhia aérea brasileira estuda fechar acordos de compartilhamento de voos (codeshare, em inglês) com empresas europeias.

O presidente da Azul disse em entrevista coletiva para divulgar voos com “stopover” (categoria que permite ao passageiro permanecer alguns dias na cidade durante conexões) em São Paulo que caso haja oportunidades de fazer [acordos] com empresas europeias, ele irá fazer.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião