Avianca não cumpre promessa e funcionários não são pagos

A Avianca Brasil não pagou os salários e os benefícios de seus funcionários até a última sexta-feira (17), como havia se comprometido.

De acordo com comunicado da Avianca, enviado na noite da última sexta aos seus funcionários, a empresa esta “em busca de alternativas” para quitar os valores, no entanto, não estipula data para que isso aconteça.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

A companhia área está em recuperação judicial desde dezembro do ano anterior. De acordo com os sindicatos das categorias dos aeronautas e aeroviários, a empresa não tem depositado o FGTS e nem ressarcido os funcionários que já foram demitidos.

Em 10 de maio, a companhia havia emitido um comunicado que dizia que a tentava liberar “créditos que detém junto a instituições financeiras, oriundos de vendas realizadas através de cartões de crédito” e se comprometeu a pagar os débitos com seus funcionários até o dia 17, última sexta.

Além disso, a Avianca afirmava que contava com os valores vindos do leilão de seus ativos, previsto inicialmente para o dia 7 de maio, mas que foi suspenso pela Justiça, após pedido de credora.

O comunicado foi enviado pela empresa após o Ministério Público do Trabalho de São Paulo determinar que a companhia devesse esclarecer quando seriam pagos os salários atrasados e os benefícios.

Saiba mais: Avianca: greve de funcionários cancela voos em São Paulo e no Rio

Demissões e greve

De acordo com o presidente do Sindicato dos Aeronautas, Ondino Dutra, a companhia iniciou nesta semana um movimento de demissões onde, desde a segunda-feira (13), 900 tripulantes foram dispensados.

Em contrapartida, os pilotos e comissários que seguiram em seus cargos fizeram uma paralisação na sexta-feira nos aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ). A greve dos funcionários da Avianca reivindica o pagamento de salários atrasados. Além disso, eles também pedem a cobertura dos gastos com alimentação e transporte durante o trabalho.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Banner-Noticias-Dkp_-1420x240-2.png

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião