Justiça aceita pedido de recuperação judicial da Avianca Brasil

A Justiça aceitou nesta quinta (13) o pedido de recuperação judicial protocolado pela Avianca Brasil na última segunda. O pedido foi acolhido pelo juiz Tiago Henriques Papaterra Limongi.

Empresas arrendadoras de aeronave pediram a retomada de 14 aviões, em uma negociação que envolve dívidas de R$ 500 milhões, segundo executivos da Avianca.

Saiba mais: Avianca faz Temer abrir capital de companhias aéreas a estrangeiros

Com a aceitação do pedido de recuperação judicial, portanto, a companhia aérea segue com as operações preservadas.

No pedido judicial, a empresa disse que caso a reintegração de posse dos aviões fosse concretizada, representaria uma redução aproximada de 30% da frota. “[A reintegração de posse] Inviabilizará o atendimento aproximado de 77 mil passageiros entre 10 e 31 de dezembro que adquiriram as passagens aéreas”.

A companhia aérea já perdeu três aeronaves dias antes de entrar com o pedido de recuperação judicial. No entanto, a empresa disse que manteve o controle de toda a frota.

A irlandesa BOC Aviation venceu o processo que moveu contra a Avianca para reaver dois Airbus A320-351N. A decisão foi em primeira instância e a empresa entrará com recurso.

Além disso, outra arrendadora, a Consititution Aircraft, pediu uma monção para reverter a decisão de suspender a tentativa da Avianca em reaver aeronaves.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião