Avianca: empresas estrangeiras estariam interessadas em leilão da companhia

De acordo com fontes ouvidas pelo jornal “Valor Econômico”, a Avianca Brasil estaria sendo sondada por companhias aéreas estrangeiras. Segundo o jornal, pelo menos duas empresas apresentam interesse em participar do leilão de unidades produtivas isoladas (UPIs): a Qatar Airways, do Catar, e a JetSmart, do Chile.

Nos últimos dias, as brasileiras Gol e Latam indicaram que vão fazer um lance inicial de US$ 70 milhões para as UPIs. A Gol informou que pode arrematar dois dos sete UPIs que a Avianca pretende lançar. “Acima disso, a chance do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) barrar é muito alta”, disse Paulo Kakinoff, presidente da Gol.

Saiba mais: Avianca: sindicato processa aérea e pede pagamento de multa a funcionários

Por outro lado, a Azul desistiu de participar do leilão. Executivos da Avianca Brasil têm se encontrado com investidores com o objetivo de atrair interessados em participar do leilão, que deve ocorrer no dia 7 de maio.

Aérea cancela quase 2 mil voos

A Avianca cancelou cerca de 2 mil voos até o próximo dia 28 de abril. As informações foram disponibilizadas pela companhia aérea em seu site. As causas desses cancelamentos são ligadas as medidas tomadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A Anac já decretou o cancelamento de 18 matrículas de aeronaves da Avianca. Uma medida que cumpriu uma decisão judicial que determinou a reintegração de posse das aeronaves para as empresas de leasing que eram donas dos aviões.

Para tentar minimizar os efeitos negativos dessas medidas, a Anac recomenda que os passageiros que compraram passagens com a Avianca fiquem atentos aos comunicados da empresa sobre a situação dos voos. Em caso de dúvida, os passageiros deverão buscar informações no site da companhia aérea ou pelos canais de atendimento telefônico, eletrônico ou presencial.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/09/ac421c31-relatorio-lojas-renner-1.png

Por sua vez, a Avianca se comprometeu com a Anac a informar com antecedência mínima de 72 horas os voos que serão cancelados.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou a Avianca pedindo informações sobre: o número de assentos vendidos pela empresa; como está sendo feita a distribuição de assentos e eventuais riscos de mais voos serem cancelados.

Avianca pode perder aviões se não alcançar acordo

Segundo a secretaria, os consumidores lesados poderão apresentar suas reclamações na plataforma consumidor.gov.br, que pode ser acessada por navegador ou por aplicativo próprio disponível para os sistemas Apple e Android.

Possível Venda da Avianca

Em 13 de dezembro de 2018, 0 ex-presidente da República Michel Temer assinou a Medida Provisória que permite as empresas estrangeiras a deter 100% do capital de companhias aéreas brasileiras.

Portanto, a possibilidade de que tais empresas adquiram a Avianca existe, apesar da recuperação judicial. Caso a venda da companhia aérea se concretizasse, a empresa compradora estaria obtendo apenas a “parte boa”, o que exclui as dívidas.

No dia 17 de Janeiro, a Avianca Brasil anunciou o fim de seus voos internacionais mais importantes. Foram canceladas as rotas de Guarulhos para Nova York, Miami e Santiago. Além disso, foram devolvidas outras duas aeronaves A330 a empresas de leasing.

“Quer saber mais sobre o IPO do Uber? Baixe aqui o relatório completo GRATUITO”

 

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião