Avianca Brasil: empregados rejeitam proposta para diminuir salários

Empregados da Avianca Brasil rejeitaram a proposta do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) de reduzir os salários de março para manter os empregos. Na última semana, a companhia aérea demitiu 140 funcionários.

A proposta foi decidida por votação online. Do total, 65% dos comandantes, 69,4% dos copilotos e 64,7% dos comissários se manifestaram contra a medida. A Avianca Brasil passa por uma crise financeira. Em dezembro do ano passado, a companhia entrou com um pedido de recuperação judicial. No terceiro trimestre de 2018, a empresa registrou um prejuízo de R$ 188 milhões.

Saiba mais: Avianca Holdings vai encerrar três rotas de baixo rendimento no Peru

Caso fosse aprovada, a medida seria encaminhada à Avianca Brasil. Na proposta, a remuneração de comandantes sofreria uma redução de até 12% em março. Já os rendimentos dos copilotos cairia 8%. No caso dos comissários, a redução proposta é de 18%.

Por conta da crise, a empresa ficou com um excedente de tripulantes. O sindicato informou que vai continuar trabalhando para preservar os empregos da Avianca. Além disso, o sindicato salientou se empenhará para convencer a empresa a reabrir os programas de licenças não remuneradas e programas de demissão voluntária (PDV).

Saiba mais: Justiça autoriza Anac a cancelar matrículas de aviões da Avianca

A empresa esperava atingir 600 tripulantes com os programas de licenças e demissões. No entanto, só conseguiu alcançar 193 adesões.

Recuperação Judicial

Quarta maior companhia aérea do Brasil, a Avianca enfrenta uma grave crise financeira. Em 13 de dezembro, a justiça acatou o pedido de recuperação judicial da empresa, após acumular prejuízos e atrasos em pagamentos de arrendamento de aeronaves.

Saiba mais – Avianca: viabilidade depende de venda de operações e investimentos

A companhia possui 13% do mercado nacional. Além disso, registrou um crescimento forte nos últimos anos. Porém acumulou dívidas de mais de R$ 500 milhões. No total, três empresas leasing já pediram a devolução de aeronaves, o que equivale a 14 aviões ou 30% da frota em operação. Em dezembro do ano passado a Avianca Brasil devolveu duas aeronaves Airbus A330 para as empresas de arrendamento.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião