Avianca Brasil: justiça nega liminar da Airbus para retomada de aviões

A Justiça de São Paulo negou uma liminar da Airbus para retomar oito aeronaves da Avianca Brasil. Quatro são utilizados pela companhia e outras quatro estão paradas por falta de autorização da Anac para voar. Todos os aviões são do modelo A318, que possuem 120 lugares.

A juíza do caso, Paula da Rocha e Silva Formoso, da 36ª Vara Cível, argumentou que sem os aviões as operações ficam inviáveis. Se caso a Avianca perder os modelos, restariam apenas duas aeronaves.

Saiba mais: Avianca pode perder quatro de seus seis aviões para a Airbus

“A empresa requerida opera com número reduzido de aeronaves, sendo certo que a retirada de tais bens neste momento, ao que parece, praticamente inviabilizaria a manutenção da atividade empresarial”, escreveu na sentença a juíza.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Além disso, a magistrada concedeu quinze dias para a Avianca Brasil se manifestar para depois decidir o mérito do pedido.

Saiba mais: Anac se posiciona contra venda de slots como ativos da Avianca

Reintegração de posse

O pedido de reintegração de posse foi realizado logo após a Justiça suspender o leilão dos ativos da empresa, atendendo a um pedido da Swissport Brrasil, que estava previsto para a última terça-feira (7).

A Swissport Brasil afirma ser credora de R$ 17 milhões e que o plano de recuperação judicial da Avianca é baseado na transferência de slots (direto de pouso e decolagem) e que isso é proibido por lei.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Além disso, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também afirmou ser contra a venda de slots com se fizessem parte dos ativos da empresa.

Saiba mais: Anac se posiciona contra venda de slots como ativos da Avianca

Redução no voos

A Avianca opera 37 voos diários atualmente, um voo a mais do fazia em 2003, quando iniciou suas operações. Atualmente, a empresa opera em quatro aeroportos, sendo eles:

  • Brasília
  • Congonhas (SP)
  • Salvador
  • Santos Dumont (RJ)

Desde o dia 13 de abril, a Avianca teve o cancelamento de voos intensificado devido a diminuição de sua frota de aeronaves.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião