Avianca Brasil demite 900 funcionários depois de atrasar salários, diz SNA

A Avianca Brasil iniciou na segunda-feira (13) o processo de demissão de 900 funcionários, segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). Isso ocorreu, segundo órgão, depois do atraso de salários e verbas rescisórias.

Ainda de acordo com o sindicato, só na quinta-feira (16) foram demitidos 300 colaboradores da Avianca. “A empresa se desmanchou. Separou uma pequena sala de 30 m² para fazer as demissões. Tivemos de alugar um espaço com verba do sindicato para viabilizar [o atendimento aos demitidos]”, diz Ondino Dutra, presidente do SNA.

Além das demissões, cerca de 1.200 funcionários assinaram o Plano de Demissão Voluntária. No mesmo sentido, outros 200 retiraram licença não remunerada. Dessa forma, restam cerca de 700 funcionários na aérea.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Funcionários da Avianca em greve

Por conta disso, os funcionários da Avianca realizam uma paralisação nesta sexta-feira (17) em São Paulo e no Rio de Janeiro. Dessa forma, os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont estão tomados por colaboradores da aérea. Além disso, voos já foram cancelados nos dois terminais.

Saiba Mais: Avianca: greve de funcionários cancela voos em São Paulo e no Rio

A paralisação dos funcionários da Avianca reivindica o pagamento de salários atrasados. Além disso, eles também pedem a cobertura dos gastos com alimentação e transporte durante o trabalho. Os salários estão atrasados desde o dia 7 de maio.

O diretor executivo do SNA, Leonardo Souza, afirma que o protesto não é apenas pelos salários. “A gente tem hoje os aeronautas voando completamente desorientados emocionalmente. Isso porque estão sem receber suas verbas salarias e também sem saber se estarão empregados quando este avião pousar”, disse.

De acordo com Dutra, os passageiros da Avianca estão sendo realocados para voos de outras companhias. Dessa forma, o objetivo, segundo ele, é cancelar boa parte das saídas da aérea de Congonhas nesta sexta.

Saiba Mais: Avianca: Justiça manda Cade se manifestar sobre leilão

Operação durante a greve

Por outro lado, a Justiça determinou, na noite de quinta, que 60% das operações da Avianca fossem mantidas durante a greve dos funcionários nesta sexta. O Tribunal Superior do Trabalho decidiu atender ao pedido da aérea.

Saiba Mais: Avianca é suspensa pela Associação Internacional de Transporte Aéreo

Se a determinação não for cumprida nesta sexta, a ministra Dora Maria da Costa determinou que o sindicato pague uma multa diária de R$ 100 mil. Em contrapartida, o SNA argumenta que com a demissão de 900 funcionários não há “condições psicológicas” para manter os voos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A Avianca é a quarta maior companhia aérea do Brasil e está em recuperação judicial desde dezembro 2018. Assim, o pedido foi registrado na 1ª Vara Empresarial de São Paulo em 10 de dezembro. Isso ocorreu após crescentes prejuízos e atrasos em pagamentos de arrendamento de aeronaves.

Beatriz Oliveira

Compartilhe sua opinião