Autonomia do Banco Central deve ser aprovada após o Carnaval, diz Maia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a autonomia do Banco Central (BC) deverá ser aprovada após o Carnaval, que acontece na última semana de fevereiro. A declaração ocorreu nesta segunda-feira (10) durante uma palestra na Associação Comercial do Rio de Janeiro.

De acordo com o parlamentar, o projeto sobre a nova lei cambial pode ser aprovado até mesmo antes da autonomia do Banco Central. Maia salientou que as duas propostas já estão prontas para serem analisadas pelo Parlamento nas próximas semanas.

“A gente teve reunião na semana passada, eu estive no Banco Central e acho que a gente vai aprovar depois do Carnaval a autonomia e a nova lei cambial”, disse o presidente da Câmara.

Maia falou que a autonomia da autoridade monetária ainda é motivo de discussão. No entanto, segundo ele, o assunto não é polêmico, visto que “o BC já goza de independência, o texto sobre a autonomia está pronto e maduro, e há poucos problemas para enfrentar a matéria na Casa”.

Reforma tributária

Durante a palestra, Maia falou também sobre a reforma tributária. Segundo o deputado, a medida é a mais importante a ser feita no Brasil atualmente.

“Sem a [reforma] tributária, esse país não volta a crescer e gerar emprego”, disse o parlamentar.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/10/SUNO-FIC-FIA-1420x240-Banner-Artigos-1-_-Banner-Materias-4-v2.png

O presidente da Câmara mencionou as crises político-econômicas no Chile e na Colômbia para ressaltar a necessidade de realizar a reforma no País. “O Brasil tem que parar de ser do contra e começar a ser a favor. Tudo é contra. Não podemos esquecer que o Brasil tem uma base da sociedade muito insatisfeita”, afirmou Maia.

Campos Neto fala sobre autonomia do Banco Central

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, declarou em maio do ano passado que o Brasil está maduro para que a autoridade monetária ganhe autonomia. A declaração de Campos Neto ocorreu após uma conversa com Maia.

Saiba mais: Brasil está maduro para a autonomia do Banco Central, diz Campos Neto

Na ocasião, Campos Neto afirmou que estava confiante na possibilidade de aprovação da proposta de autonomia operacional da instituição muito em breve.

Segundo o presidente do Banco Central, a medida reduziria o risco-país e aumentaria o crescimento de longo prazo da economia nacional.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião