Atividade industrial apresenta alta em agosto e segue em recuperação

A atividade industrial permanece em recuperação e se encontra no patamar antes da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (22) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

De acordo com a CNI, em agosto, o crescimento da atividade industrial foi tão disseminado quanto o de julho, mas foi acompanhado pelo crescimento de emprego. A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) alcançou 71% no mês passado, 2 pontos percentuais acima do apurado em agosto de 2019

“O indicador de UCI efetiva em relação ao usual também está acima do registrado em agosto de 2019 e próximo da linha divisória de 50 pontos, que indica atividade no nível usual para o mês”, informou a CNI.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Emprego e atividade industrial seguem em recuperação

Os índices de evolução da produção e do número de empregados mostram continuidade da recuperação da atividade industrial. É o terceiro mês seguido de alta da produção. Adicionalmente, a alta da produção foi seguida por alta das contratações.

O índice de evolução da produção alcançou 58,7 pontos em agosto. O índice é próximo ao registrado no mês anterior (0,7 ponto inferior). Por se tratar de um índice de difusão, resultados acima da linha divisória de 50 pontos indicam crescimento com relação ao mês anterior.  Quanto mais distante da linha de 50 pontos, mais forte e disseminada entre as empresas industriais é a alta da produção.

O índice de evolução do número de empregados atingiu 53,8 pontos em agosto, refletindo um crescimento do emprego de forma significativa no conjunto das empresas industriais. “O índice já havia superado a linha divisória de 50 pontos em julho (índice de 50,9  pontos) mas, ao se afastar da linha, revela maior disseminação do movimento de aumento do emprego”.

O indicador de agosto é o maior da série histórica mensal, iniciada em janeiro de 2011. “É preciso levar em consideração, contudo, que o emprego estava em nível muito baixo”. Em abril, o índice havia mostrado forte queda do número de empregados, ao registrar 38,2 pontos.

O levantamento da atividade industrial realizado pela CNI foi feito com 1.880 empresas de pequeno, médio e grande porte entre os dias 1 a14 de setembro

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião