Balanços da semana

Estamos atentos à novas oportunidades, diz Christian Schnitzlein da Unipar

Diretor financeiro da Unipar (UNIP6), Christian Schnitzlein, declarou que a empresa está atenta à novas oportunidades. Em uma entrevista com o portal SUNO Notícias, o executivo explicou que a e empresa está atuando para a manutenção de uma estrutura de capital saudável e que parte do caixa foi alocado no programa de recompra de ações em circulação no mercado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Confira a entrevista exclusiva com o diretor da Unipar:

A que você atribui a maior visibilidade da empresa no mercado e aumento de liquidez? Como está a base acionária da Unipar?

A Unipar tem colocado em prática sua estratégia de estar mais próxima dos stakeholders: realizou o Dia do Investidor no final de 2018; desde o 3T18 adotou a realização de teleconferência de resultados trimestrais; tem praticado a divulgação de informações no site de RI e mailing e também intensificou a quantidade de reuniões com interessados.

Em paralelo a estes movimentos, buscamos alinhamento com sellsides de bancos e casas independentes, que acompanhado dos movimentos de recompra e da manutenção de estrutura de capital, trouxeram uma maior visibilidade, liquidez para as ações da Unipar na bolsa e uma base acionária maior.

A empresa também registrou a entrada nos índices da B3: Small Caps (SMLL), Dividendos (IDIV), Materiais básicos (IMAT) e no índice MSCI Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Como você acredita que tende a ser a alocação de capital nos próximos anos para a Unipar?

A Unipar está atuando para a manutenção de uma estrutura de capital saudável, fazendo os movimentos que julga necessários e preparada para possíveis oportunidades de investimentos na cadeia de atuação.

Considerando que a empresa é geradora de caixa e a manutenção de baixos níveis de alavancagem são características do setor de atuação, temos alocado parte de nosso caixa no programa de recompra de ações em circulação no mercado.

Saiba mais: Grupo holandês LyondelBasell desiste de comprar a Braskem 

Vocês acreditam que a aquisição da Indupa, que adicionou muito valor ao acionista, tende, em contrapartida, trazer outros patamares de receita e margens para a Unipar?

A aquisição da Indupa, no final de 2016, elevou a Unipar a um novo patamar de receita e volumes de produção, além de exposição a diferentes geografias (Argentina). Mundialmente as plantas de PVC operam com margens inferiores pois têm dependência de uma estrutura de custos variáveis diferentes e com isto, as margens percentuais da Unipar se ajustaram para patamares inferiores.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/12/Ebook-Acoes-Desktop.webp

Na semana passada, vocês soltaram um fato relevante de incorporação dos lucros acumulados no capital social. Uma movimentação normal em qualquer empresa. Para vocês, o que isso significa?

A proposta divulgada na semana passada para o aumento de capital social com a utilização de reservas de lucros é um movimento contábil de adequação do nível de reservas ao capital social que segue legislação vigente e está em linha com a proposta da Unipar de trazer valor e liquidez aos acionistas, sem impactar ratios financeiros, mantendo sua política de distribuição de dividendos de 25% do lucro líquido e preparada para oportunidades de investimentos.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião