Ataques podem fazer Saudi Aramco adiar IPO

Os ataques às instalações petrolíferas da Saudi Aramco podem significar um risco aos investidores. Por isso, a oferta inicial das ações (IPO) da maior companhia petroleira do mundo pode ser adiada.

Segundo o “Washington Post”, a Saudi Aramco está se preparando para realizar seu IPO em duas partes. Na primeira delas, parte das ações seriam oferecidas a investidores na bolsa da Árabia Saudita. Já na segunda parte, a companhia abriria seu capital de forma internacional. O IPO da gigante saudita é disputado por diversas Bolsas internacionais.

Os ataques do último sábado (14) colocaram o risco o processo da oferta da ações. Em primeiro lugar, a preocupação com novos ataques, afetando a produção de petróleo e a rentabilidade da empresa, ainda que a Aramco apresente os maiores lucros do mundo. Mas também, a confiança do investidor que visa o longo prazo pode ser afetada.

Confira: Preços do petróleo sobem quase 20% nos mercados internacionais

O momento delicado também é de alterações na governança da companhia. Khalid al Falih, que era presidente da companhia e ministro da Energia da Arábia Saudita, deixou os cargos no início deste mês.

Após suspender os planos do IPO, a Saudi Aramco retomou os planos para a abertura do capital, estava negociando com Bolsas ao redor do mundo e havia realizado mudanças em suas operações.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

A diretoria da petroleira recentemente indicou banqueiros para uma espécie de consultoria para o IPO. Agora, após as ofensivas à produção de petróleo no país, todos os envolvidos estão preocupados com o sucesso da operação. Entretanto, segundo os conselheiros da companhia, o adiamento da oferta das ações ainda não está em discussão.

Projeção de IPO da Saudi Aramco

A estatal saudita contratou nove bancos para realizar sua oferta pública inicial de ações. Especialistas e fontes próximas a operação estimam que essa possa ser o maior IPO da história.

De acordo com as fontes, a Saudi Aramco irá contar com os seguintes bancos para sua oferta:

  • J.P. Morgan;
  • Morgan Stanley;
  • National Commercial Bank (Saudita);
  • Bank of America Merril Lynch;
  • Goldman Sachs;
  • Credit Suisse;
  • Citi;
  • HSBC;
  • Samba.

Bancos dos EUA, Europa e Ásia, fizeram diversas apresentações no início do mês na sede da Aramco, segundo informações da “Bloomberg”.

Na última terça-feira (10), o CEO Amin Nasser falou que a abertura de capital (IPO) da maior petrolífera do mundo seria “muito em breve”.

Veja também: Arábia Saudita corta pela metade produção de petróleo após incêndios

“O que sempre dissemos é que a Saudi Aramco está preparada para entrar em bolsa assim que os acionistas tomarem essa decisão, e, como ouviram, isto deve ocorrer muito em breve, por isso estamos preparados”, disse Nasser.

Além disso, o CEO da Saudi Aramco informou que a primeira entrada na Bolsa deverá ser local. “Sempre dissemos que estamos preparados para qualquer que seja a decisão, a primeira entrada em bolsa deve ser local, mas também estamos preparados para entrar em outras jurisdições. Estamos preparados para entrar em bolsa onde quer que o acionista decida”, afirmou Nasser.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião