Ataque às bases americanas foi início de uma série, diz comandante do Irã

O bombardeio do Irã contra as bases norte-americanas foi apenas o início de uma série de ataques contra os Estados Unidos no Oriente Médio, afirmou o comandante da Força Aeroespacial da Guarda Revolucionária iraniana, Amirali Hajizadeh.

De acordo com Hajizadeh, a “vingança apropriada” pela morte do segundo homem mais importante do Irã, o general Qassem Soleimani, será expulsar as forças norte-americanas na região do Oriente Médio.

Ademais, o chefe da força iraniana informou que a intenção do ataque, que ocorreu na última terça-feira (7) e atingiu as bases militares dos Estados Unidos, não teve a intenção de matar os soldados, mas sim de danificar a “maquina militar” americana.

Trump promete sanções econômicas contra o Irã

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que o país imporá novas sanções econômicas ao Irã, durante um discurso na última quarta-feira (8), na Casa Branca. Ele não detalhou as medidas, e também condenou a postura do país do Oriente Médio em relação a armas nucleares e terrorismo.

O mandatário, porém, desejou paz ao Irã e não fez promessas de retaliação ou conflito armado após o ataque a bases americanas em Bagdá, ocorrido na última terça-feira (7).

Os EUA assassinaram o comandante militar do Irã Qassem Soleimani na madrugada de sexta-feira (3) e, após isso, a tensão entre os dois países aumentou. O Irã, em forma de resposta, atacou, com 12 mísseis, forças militares dos EUA no Iraque. Durante o discurso desta quarta-feira, Donald Trump disse que enquanto for presidente dos EUA, o Irã nunca será autorizado a ter uma arma nuclear.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Além disso, o mandatário afirmou que o Irã “parece estar desistindo, o que é uma coisa boa para todas as partes envolvidas e uma coisa muito boa para o mundo”. Trump também disse que os EUA não precisa do petróleo do Oriente Médio.

Sobre a morte de Soleimani , Trump afirmou que o militar iraniano “treinou exércitos terroristas, incluindo o Hezbollah, lançando ataques terroristas contra alvos civis. Ele alimentou sangrentas guerras civis em toda a região. Feriu e matou cruelmente milhares de tropas americanas, incluindo a instalação de bombas na estrada que mutilam e desmembram suas vítimas”.

Confira Também: Bases militares dos EUA sofrem ataque; Irã assume responsabilidade

Ao fim de seu discurso na Casa Branca, Trump falou que os países devem trabalhar juntos para fazer um acordo com o Irã que torne o mundo um lugar mais seguro e mais pacífico.

Na última terça-feira (7), o presidente norte-americano, por meio de sua rede social, afirmou que estava ‘tudo bem’ depois de uma base dos EUA ser atacada no Iraque pelo Irã.

“Está tudo bem! Mísseis lançados do Irã contra duas bases militares localizadas no Iraque. Avaliação das vítimas e mortes ocorrendo agora. Até o momento, tudo bem! Temos, de longe, as forças armadas mais poderosas e bem equipadas do mundo! Farei uma declaração amanhã de manhã”, pronunciou Trump.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião