Balanços da semana

AstraZeneca e Oxford interrompem testes de vacina contra coronavírus

A farmacêutica AstraZeneca informou que os estudos da fase 3 da vacina desenvolvida junto à Universidade de Oxford contra a covid-19 foram interrompidos por conta de uma suspeita de reação adversa séria em um participante dos testes conduzidos no Reino Unido. As informações foram publicadas originalmente nesta terça-feira (8) pelo site de notícias de saúde “Stat News”.

De acordo com a publicação, um porta-voz da AstraZeneca, uma das empresas mais avançadas na corrida pela vacina contra o novo coronavírus, afirmou em comunicado que o “processo de revisão [da companhia] acionou uma pausa na vacinação para permitir a análise dos dados com segurança.

Segundo o site, não estava claro quem suspendeu os testes, no entanto é possível que a testagem tenha sido interrompida voluntariamente pela farmacêutica e não por determinação de um órgão regulador. Ainda conforme a publicação, a natureza da reação adversa e quando ocorreu também não foi revelado, mas a expectativa é de que o participante se recupere, disseram pessoas familiarizadas com o assunto.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O porta-voz descreveu a paralisação como “uma ação de rotina que deve acontecer sempre que houver uma doença potencialmente inexplicada em um dos testes, enquanto ela é investigada, garantindo a manutenção da integridade dos testes”. A empresa está “trabalhando para agilizar a revisão do evento único para minimizar qualquer impacto potencial no cronograma do teste”, acrescentou.

Interrupções não são incomuns em estudos de vacina

Suspensões não necessariamente incomuns em processos de desenvolvimento de vacinas, entretanto não há previsão para o quanto deve durar o período para a AstraZeneca.

O processo de testagem de todas os imunizantes em desenvolvimento estão sendo observados de perto em vista da pressão por novas formas de conter a pandemia. Atualmente, existem nove candidatas a vacina na fase 3 e os testes da AstraZeneca foram os primeiros a serem paralisados até o momento.

A companhia deu início a Fase 3 da vacina nos Estados Unidos em agosto, enquanto os testes da fase 2/3 foram iniciados anteriormente no Reino Unido, Brasil e África do Sul.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião