Argentina volta a restringir entrada de importados por problemas cambias

A Argentina anunciou nesta sexta-feira (5) que voltou a restringir a entrada de produtos importados, alegando problemas cambiais em um momento em que o nação enfrenta uma forte crise econômica.

Há quase um mês, nenhum automóvel fabricado no Brasil entrou no país vizinho. Pelo menos 10 mil veículos, a maioria de modelos brasileiros, estão parados em portos da Argentina, à espera de uma autorização do governo, que monitora a entrada de produtos importados.

A situação preocupa as montadoras brasileiras de todos os segmentos pelo impacto que pode apresentar nas exportações ao mercado vizinho, o maior comprador de veículos nacionais e o terceiro maior parceiro comercial do Brasil. As vendas à Argentina já vinham registrando um forte declínio em função da crise econômica e da pandemia do novo coronavírus.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

As fabricantes no país vizinho, por sua vez, mostram preocupação quanto à falta de componentes para a produção local, visto que a maioria desses produtos provém do Brasil.

O impasse ocorre em um cenário de retomada da produção da indústria automotiva, após uma paralisação das fábricas de ambos os países para conter o avanço da pandemia.

Empresas acusam Argentina de quebra de contrato

As empresas alegam que as medidas do governo do presidente Alberto Fernández correspondem a uma quebra de contrato. Perguntadas, nenhuma entidade comentou sobre o assunto.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e a Associación de Fabricas de Automotores de Argentina (Adefa) estão conversando com o governo argentino e também levarão ao governo do Brasil, segundo fontes de mercado.

Saiba mais: Argentina prolonga prazo para negociações sobre dívida para 12 de junho

As medidas acontecem em um momento em que as encomendas da Argentina começam a reagir, em razão das medidas de controle cambial. Os veículos voltaram a se tornar um investimento para aqueles que não querem deixar o dinheiro parado.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião