Argentina irá negociar com EUA tarifas de alumínio e aço, segundo ministério

O Ministério de Relações Exteriores da Argentina irá iniciar negociações com o Departamento de Estado dos Estados Unidos por conta da afirmativa feita pelo presidente norte-americano, Donald Trump, nesta segunda-feira (2). Trump disse, mais cedo, que vai restabelecer tarifas sobre importações de aço e alumínio na Argentina e no Brasil.

Em linha com a atitude da Argentina, no Brasil o presidente Jair Bolsonaro afirmou que iria conversar com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para poder tratar diretamente do assunto com o presidente norte-americano.

“Vou falar com o Guedes hoje. Alumínio? Vou falar com o Paulo Guedes agora. Se for o caso, ligo pro Trump, eu tenho um canal aberto com ele. Converso com o Paulo Guedes e depois dou uma resposta, para não ter que recuar”, disse Bolsonaro.

Vale ressaltar que o Ministério da Economia do Brasil ainda não fez um comunicado oficial.

Decisão de Trump sobre tarifas de aço e alumínio no Brasil e na Argentina

“Brasil e Argentina estão promovendo uma desvalorização massiva de suas moedas, o que é ruim para os nossos fazendeiros. Portanto, tendo efeito imediato, eu vou restaurar as tarifas sobre aço e alumínio que são importados aos Estados Unidos desses países”, disse Trump na manhã desta segunda-feira.

Veja também: Argentina elevará tributação em exportações de carne bovina, diz Marfrig

O presidente dos Estados Unidos afirmou que a desvalorização das moedas dos países em questão não é boa para os fazendeiros norte-americanos. De acordo com o mandatário, o que vem acontecendo com as moedas dos dois países em relação ao dólar causa dificuldades para as exportações americanas.

Trump aproveitou a situação envolvendo o Brasil e a Argentina para criticar o Fed. “O Federal Reserve precisa agir para que países não tirem vantagem de nosso dólar forte para desvalorizar ainda mais suas moedas”, afirmou o presidente dos EUA, mais uma vez chamando a atenção do Banco Central norte-americano.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião