Argentina anuncia implementação de novo imposto sobre exportações para aliviar déficit fiscal

Numa tentativa de estancar a crise econômica que vê a inflação disparando e o peso argentino caindo 26% no mês de agosto, o ministro da fazenda Nicolás Dujovne anunciou um novo imposto sobre exportações.

Segundo o ministro, o novo imposto taxará, em caráter temporário, até o fim de 2020, as exportações de produtos primários em 4 pesos por dólar. Exportações de outras categorias de produtos serão taxadas em 3 pesos por dólar.

Visto que o dólar atualmente está cotado a 38 pesos, o imposto representa uma alíquota de quase 10%. No caso dos grãos de soja e derivados, isso será somado ao imposto já existente de 18%.

O ministro ainda informa que a Argentina busca um superávit primário de 1% em 2020, e ele deve viajar ainda esta noite para os EUA em missão de fechar um novo acordo de financiamento com o FMI (Fundo Monetário Internacional).

Além do novo imposto, o presidente argentino Mauricio Macri se comprometeu a reduzir pela metade o numero de ministérios do gabinete argentino, como forma de reduzir gastos públicos.

Daniel Quandt

Compartilhe sua opinião