Balanços da semana

Argentina e Brasil fazem acordo automotivo que prevê livre-comércio em 10 anos

O governo brasileiro deve anunciar um novo acordo comercial automotivo com a Argentina, nesta sexta-feira (6), no Rio de Janeiro. O acordo tem como objetivo liberar o comércio de veículos entre os dois países sul-americanos em dez anos.

Segundo pessoas que estão próximas ao negócio, o Brasil poderá exportar mais unidades à Argentina sem tem que arcar com tarifas. O livre comércio entres os dois países deve ser alcançado em 2029, entretanto os países aumentarão de forma gradual o número de exportações até lá.

Está prevista uma coletiva de imprensa às 15h30 desta sexta para tratar o tema. Os comunicadores serão: o ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, e o ministro de Produção e Trabalho da Argentina. Dante Sica.

O acordo automotivo que vigora atualmente entre Brasil e Argentina funciona da seguinte forma: A cada US$ 1 que o Brasil importa do país vizinho, US$ 1,5 pode ser exportado sem nenhuma tributação. Este acordo deveria vigorar até junho, entretanto com o novo acordo anunciado nesta sexta, as regras devem mudar em breve.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

De acordo com uma fonte próxima ao governo, novos pactos para o comércio automotivo estão sendo avaliados “desde o primeiro dia do governo Jair Bolsonaro”. Além disso, o acordo com a União Europeia também alavancou a ideia para que o Brasil estudasse um novo tratado com a Argentina sobre o setor automobilístico.

Por conta da crise na Argentina, houve uma baixa na demanda do setor automotivo. Aproximadamente 70% das exportações brasileiras de carros são para a Argentina. Com o cenário atual desfavorável, as vendas para o país de Mauricio Macri tiveram uma baixa de 40% até agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2018.

Veja também: XP defende exclusividade de agentes em consulta da CVM

“Já que caiu muito a compra deles (argentinos) de automóveis por causa da crise, nós falamos ‘tudo bem, mas vamos fazer um livre comércio’”, disse Paulo Guedes em um evento na última quinta-feira (5).

Honda para de produzir automóveis na Argentina

A montadora japonesa Honda anunciou, no dia 13 de agosto, que iria parar de produzir, no próximo ano, automóveis na Argentina, em sua fábrica na cidade de Campana. A fábrica em questão, produz o modelo HR-V.

Em nota, a Honda informou que a fábrica continuará a produção de motocicletas na Argentina. “Visando fortalecer a estrutura do negócio de automóveis, diante das abruptas mudanças da indústria automotiva ao redor do mundo, a Honda tem buscado reforçar a coordenação e colaboração inter-regional, otimizando a alocação e capacidade produtiva de automóveis globalmente”, informou a empresa.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião