Argentina: novo controle cambial é anunciado para conter a crise

O Banco Central da Argentina anunciou na última quarta-feira (11) um novo controle cambial. As novas medidas são um esforço para acalmar as especulações e impedir que a crise da dívida se agrave.

A medida tomada pela Argentina, a terceira maior economia da América Latina, exige que qualquer pessoa que compre uma moeda estrangeira se comprometa a aguardar ao menos cinco dias antes de utilizá-la na compra de títulos.

Nas regras anteriores, um comprador poderia utilizar a moeda estrangeira adquirida para vender um título logo após tê-lo comprado, com uma taxa de câmbio mais favorável. Segundo operadores desse tipo de arbitragem, tal ação podia gerar um lucro rápido de 5% a 7%.

O governo argentino autorizou controles cambiais no início de setembro, algo inesperado por parte do presidente Mauricio Macri. O mandatário é crítico das práticas protecionistas de sua antecessora, Cristina Kirchner.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

As restrições iniciais também impuseram limites à compra de dólares, com as empresas passando a precisar da autorização do Banco Central para acessar o mercado de câmbio para adquirir a moeda estrangeira e realizar transferências para o exterior.

A decisão do presidente argentino de colocar em prática tais controles ocorreu após o candidato da oposição Alberto Fernández vencer as eleições primárias de 11 de agosto.

Saiba mais: Fitch reavalia rating da Argentina de “RD” para “CC”

A surpresa da vitória com folga do opositor fez com que títulos, ações e o peso argentino despencassem com o temor do retorno às políticas intervencionistas do governo anterior, encabeçado por Kirchner.

Medidas da Argentina para conter a crise

Após Macri anunciar no dia 1º de setembro as suas medidas para restrição na compra do dólar, a moeda norte-americana logo foi cotada a 58,26 pesos argentinos às 15h15 do dia seguinte, 2 de setembro. O valor representava uma baixa de aproximadamente 4% no valor do dólar no país vizinho.

Confira: Argentina e Brasil fazem acordo automotivo que prevê livre-comércio em 10 anos

Nesta quinta-feira (12), por volta das 11h30, a moeda argentina segue estável, sendo negociado a 56,28 pesos para 1 dólar estadunidense.

No dia 28 de agosto, Macri declarou ao Fundo Monetário Internacional (FMI) a moratória em relação aos vencimentos da dívida da Argentina de US$ 56 bilhões, que começariam em 2021, em uma tentativa de aliviar o mercado cambial.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião