Apple processa de volta criadora do ‘Fortnite’ e pede indenizações punitivas

A Apple (Nasdaq: AAPL) processou de volta a desenvolvedora do “Fortnite”, a Epic Games nesta terça-feira (8), acusando a fabricante de violação de contrato quando introduziu um novo sistema de pagamento do jogo.

Dessa forma, a criadora do iPhone pediu a um juiz para conceder indenizações punitivas e impedir a Epic Games de continuar o que a Apple descreveu como práticas comerciais desleais. O processo acontece após a desenvolvedora do jogo pedir um liminar na última sexta-feira (4) para forçar a gigante da tecnologia a colocar o “Fortnite” de volta em sua loja de aplicativos.

“O processo da Epic nada mais é do que um desacordo básico sobre dinheiro”, salientou a empresa da maçã, no processo. “Embora a Epic se apresente como um Robin Hood corporativo moderno, na realidade é uma empresa multibilionária que simplesmente não quer pagar nada pelo enorme valor que deriva da App Store.”

Conheça o Suno One, a central gratuita de informações da Suno para quem quer aprender a investir. Acesse clicando aqui.

Um porta-voz da Epic Games se recusou comentar o assunto além do que já foi dito sobre os esforços da fabricante para combater o que avalia ser um sistema de pagamentos monopolista, que suprimi a competição e infla os preços.

Batalha entre Apple e Epic continua a se intensificar

A disputa entre as duas empresas teve início na primeira semana de agosto, quando a desenvolvedora de jogos introduziu um novo sistema de pagamentos dentro do “Fortnite”. A medida desviava de uma taxa de 30% cobrada pela Apple e pela dona do Google, Alphabet, sobre compras dentro de aplicativos.

Em questão de algumas horas, ambas as proprietárias das lojas virtuais removeram o jogo de suas plataformas por violação dos termos de uso. A Epic Games então processou as duas companhias na corte federal do Estado da Califórnia, sob acusações de práticas anti-competitivas.

A plataforma da criadora do iPhone, App Store, possui cerca de 1 bilhão de usuários em 175 países. Nela, o “Fortnite” foi baixado quase 130 milhões de vezes desde seu lançamento em 2018, segundo informações divulgadas pela Apple.

No processo enviado nesta terça, a companhia buscou se descrever como a vítima de uma trama da Epic Games. Dessa forma, a Apple detalhou todo o suporte dado à empresa nos últimos anos e expôs como a desenvolvedora supostamente teria começado a preparar as bases para o que a gigante da tecnologia chamou de “campanha calculada e pré-embalada”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião