Apple planeja deixar de usar chips da Intel nos seus dispositivos

Espera-se que a Apple (NASDAQ: AAPL) anuncie nesta segunda-feira (22) que romperá a parceria com a Intel (NASDAQ: INTC) e iniciará a produção dos seus próprios chips de computador. A informação foi divulgada pelo jornal “The Wall Street Journal”.

Essa mudança tão aguardada possibilitaria a transição da linha de computadores da Apple para processadores produzidos pela própria empresa, encerrando uma parceria de 15 anos com a Intel.

A notícia deve ser a peça central de uma palestra da Apple para mais de 20 milhões de desenvolvedores da empresa. Normalmente, a gigante da tecnologia reúne cerca de 6.000 desses desenvolvedores em San Jose, Califórnia, em junho, para gerar entusiasmo com os novos produtos e ferramentas de software que eles podem usar para desenvolver aplicativos para iPhones, iPads e Macs.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O evento ganhou certa relevância no mercado pois a Apple procura compensar a desaceleração das vendas do iPhone com o aumento das vendas de software e serviços. A empresa registrou cerca de US $ 16 bilhões (R$ 84,24 bilhões) em vendas de desenvolvedores na App Store, segundo analistas, aproximadamente 6% do total de vendas da empresa.

Apple é investigada na Europa por práticas anticompetitivas

A União Europeia iniciou na última semana duas investigações sobre as práticas de negócio da Apple. As autoridades buscam entender se a empresa viola leis de competição por meio dos serviços Apple Pay e App Store. O anuncio intensifica ainda mais a campanha do bloco europeu para conter as supostas tentativas dos gigantes do Vale do Silício de controlar os mercados e acabar com os rivais.

Saiba mais: Apple é investigada na Europa por práticas anticompetitivas

No entanto, um porta-voz da Apple declarou que  “é decepcionante que a Comissão Européia esteja apresentando queixas infundadas de um punhado de empresas que simplesmente buscam uma carona grátis e não querem seguir as mesmas regras de todas as outras”.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião